Projeto de conclusão da Arena está na internet

Guardada a sete chaves pela prefeitura, a apresentação da candidatura de Curitiba a Copa do Mundo de 2014 “vazou”. Uma apresentação em slides, com imagens e dados sobre o projeto curitibano, já circula pela internet.

O material apareceu pela primeira vez no fórum do site Furacao.com, página não-oficial de notícias sobre o Atlético. Rapidamente, imagens do projeto de conclusão da Arena da Baixada se espalharam por outras páginas e blogs de torcedores.

Além de dados e ilustrações do estádio indicado para os jogos do mundial, a apresentação traz detalhes sobre os planos de adequação da cidade. Como dados sobre obras de infraestrutura, eixos de transporte, acessos e entorno da Arena.

A prefeitura de Curitiba não confirma os dados nem comenta o material. Um compromisso de sigilo foi assumido perante a Fifa, até a divulgação das cidades que receberão a Copa, no próximo dia 31, nas Bahamas. O Atlético também não se manifesta.

Através da assessoria de imprensa, a prefeitura afirma que todo o projeto passa por avaliação da Fifa. A entidade deve solicitar algumas adaptações, o que pode implicar em mudanças nas obras e no investimento previsto.

Arena

Um investimento de R$ 138.355.170 está previsto para a conclusão e adaptação do estádio atleticano às normas da Fifa. A obra se dará em nove etapas e inclui uma reformulação total da parte já construída.

Alguns detalhes já haviam sido divulgados pelo Atlético, mas o projeto passou por adaptações. Como a retirada das duas torres localizadas nas retas da Avenida Getúlio Vargas e a troca de toda a cobertura do estádio.

A fachada passará por uma reforma total. O prédio localizado na entrada do estádio (onde hoje se localizam uma churrascaria e uma academia de ginástica) será reformulado. A retirada do fosso ao redor do campo e a construção de novos vestiários também estão confirmadas.

Ao lado da Arena, será construído um estacionamento para 1.153 automóveis, com acesso pela Rua Brasílio Itiberê. O complexo ocupará uma área total de 161.621 metros quadrados. A capacidade será de 41.293 expectadores.

Reprodução
Na sequência das reproduções, o torcedor pode sonhar com os detalhes internos e externos do Joaquim Américo.