Todas as cores

Primeiro Atletiba da Arena terá duas torcidas na arquibancada

Além de todos os ingredientes que um clássico Atletiba traz, o primeiro duelo entre Atlético e Coritiba na nova Arena da Baixada, domingo, às 16h, deverá contar com a presença das duas torcidas nas arquibancadas. Diferentemente do que se esperava para o primeiro embate entre os dois principais times do Estado no remodelado Joaquim Américo – era um desejo do presidente atleticano Mário Celso Petraglia fazer o jogo com torcida única -, o clássico 363 entre as duas equipes estará colorido também nas arquibancadas, com a maioria do estádio rubro-negro e uma pequena parte alviverde.

A Polícia Militar deverá convocar para o decorrer da semana uma reunião com as torcidas organizadas de Atlético e Coritiba, além de representantes da Polícia Civil e do Ministério Público para definir a estratégia de segurança para o dia do clássico, como a escolta da torcida coxa-branca, pontos de bloqueio e outros temas que garantam a segurança do torcedor que vai até a Arena da Baixada.

Os ingressos para a torcida atleticana começaram a ser vendidos ontem e, para a torcida do Coritiba, os preços dos bilhetes já foram divulgados. O torcedor alviverde terá que desembolsar R$ 150 para acompanhar o Atletiba na nova Arena da Baixada. A torcida organizada Império Alviverde, pelas redes sociais, garantiu que vai ao Joaquim Américo acompanhar o clássico e informou que a escolta feita pela Polícia Militar sairá do Couto Pereira às 14h. Do lado atleticano a mobilização é grande nas redes sociais para que 30 mil pessoas empurrem o Furacão no clássico e marquem ainda o melhor público do novo Joaquim Américo em uma partida do Atlético.

Outro indício que reforça a hipótese das duas torcidas estarem presentes no clássico é o desejo da diretoria do Coritiba. O vice-presidente alviverde, Ernesto Pedroso, acredita que a presença do torcedor coxa-branca será um incentivo a mais para o Coxa no duelo contra o seu maior rival. “Não foi falado nada ainda sobre isso. Esperamos a presença do torcedor e seria muito bom e muito confortável para os nossos jogadores”, admitiu Pedroso.

Na história

Desde que a Arena da Baixada foi inaugurada, em 1999, até dezembro de 2011, quando foi fechada para ser reformada e ampliada para a Copa do Mundo, Atlético e Coritiba se enfrentaram 21 vezes. Foram nove vitórias do time atleticano, sete empates e cinco triunfos alviverdes. O primeiro Atletiba na Arena da Baixada aconteceu em novembro de 1999, pela Seletiva da Libertadores, com vitória coxa por 2×1.

O último duelo entre Atlético e Coritiba na Arena da Baixada não traz boas recordações para os dois times. A vitória atleticana por 1×0, no dia 4 de dezembro de 2011, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, não foi suficiente para livrar o Furacão do rebaixamento para a Série B do Brasileirão e ainda tirou a possibilidade do Coxa conquistar a vaga na Libertadores da América.

Símbolo! Leia mais do Atlético na coluna do Mafuz!

Memória! Confira mais do Coxa na coluna do Massa!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna