Com cinco clubes brasileiros, com pelo menos três deles entre os favoritos, começa a 49ª edição da Copa Libertadores. Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e São Paulo tentam trazer o 14º título da competição para o País. Nesta terça, uma partida abre a Pré-Libertadores, da qual sairão os seis representantes que faltam para completar as oito chaves. Na Argentina, o Arsenal (recentemente campeão da Copa Sul-Americana) enfrenta o venezuelano Mineros. Na quarta, é a vez do Cruzeiro, que decide com o paraguaio Cerro Porteño uma vaga no grupo 3 (Boca Juniors, Maracaibo e Colo Colo).

continua após a publicidade

A fase de grupos começa só em fevereiro, com os outros quatro brasileiros garantidos como cabeças-de-chave. Flamengo, Fluminense e São Paulo se reforçaram bem. O time do Morumbi, bicampeão brasileiro, manteve a base do ano passado e ainda trouxe Adriano, Carlos Alberto, Fábio Santos. Ao lado do Boca, é favorito. O São Paulo terá em sua chave o Sportivo Luqueño, do Paraguai e o Atlético Nacional (Colômbia).

O Santos, que pouco se reforçou, está no ?grupo da morte?, que tem Deportivo Cúcuta (Colômbia), Chivas Guadalajara e San José, da Bolívia. No ano passado, com Zé Roberto, o time chegou às semifinais e foi batido pelo Grêmio. O Flamengo, que mudou bastante em relação ao time que no ano passado foi eliminado pelo Defensor Sporting, está no grupo 4, ao lado de Nacional e Coronel Bolognesi, do Peru. O quarto integrante sai do duelo entre Wanderes (também do Uruguai) e Cienciano, do Peru. Outro brasileiro favorito é o Fluminense. No grupo 8, o time carioca enfrenta LDU (Equador) e o paraguaio Libertad. O outro membro da chave será o vencedor de Arsenal e Mineiros. O Fluminense foi quem mais gastou e manteve a boa base campeã da Copa do Brasil.

continua após a publicidade