Talvez o maior ídolo do São Paulo em todos os tempos, o goleiro Rogério Ceni está prestes a escrever ainda mais seu nome na história do futebol brasileiro. Nesta quarta-feira, diante da Ponte Preta, no Morumbi, pela semifinal da Copa Sul-Americana, o capitão são-paulino fará sua 1116.ª partida pelo clube, igualando o número de jogos de Pelé pelo Santos e se tornando o atleta com mais partidas por um time brasileiro.

Apesar da marca, Rogério não quer saber de comparações com o maior jogador da história do futebol mundial. “Pelé é inigualável, não tem comparação”, comentou o goleiro são-paulino, que, no entanto, viu semelhanças com o ex-jogador em sua dedicação ao longo desta trajetória pelo clube.

“Agora, como determinação, como atleta que vestiu uma única camisa… Ele jogou nas décadas de 1960 e 70, 40 anos atrás. Nos dias atuais, em que é difícil ter uma longevidade grande, por bons negócios ou lesões, brigas… É um casamento legal com o São Paulo, de 23 anos. Não me faço de coitado, sou remunerado, mas tenho carinho muito especial cada vez que visto essa camisa”, afirmou.

Além do número de partidas e de títulos, Rogério conquistou a admiração da torcida e o respeito de companheiros ao longo dos mais de 20 anos no clube graças ao profissionalismo. E é justamente esse seu lado que o goleiro considera o mais importante para atingir a longevidade.

“Minha dedicação aqui foi 100% em todos os dias. Você conta nos dedos de uma mão os dias em que cheguei atrasado, as partidas que fiquei fora. Nunca me acomodei, sempre quis mais. Logicamente, tenho que ver os limites, que, com 40 anos, são diferentes de quando eu tinha 20. Mas tento fazer sempre o melhor”, comentou.

Diversas vezes campeão com a camisa do São Paulo, Rogério tem ainda no currículo 113 gols ao longo da carreira. E se não aceita ser comparado a Pelé, o “Rei do Futebol” faz questão de exaltar o goleiro. “É difícil, hoje em dia, ver alguém ter tantos jogos assim em uma mesma equipe. O Rogério é um exemplo, e espero que ele tenha sorte no São Paulo”, apontou.