Presidente da FIA declara guerra a duas equipes

A guerra está declarada entre Max Mosley, presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), e duas das maiores equipes da Fórmula 1, McLaren e Williams. O dirigente respondeu ontem à carta divulgada pelos dois times na semana passada, cujo texto acusava a FIA de “arbitrariedade” na definição das novas regras, ameaçando barrar as mudanças na Justiça. Mosley chamou as equipes de “irresponsáveis” e disse que seus argumentos contra o regulamento são “vagos e confusos”.

“Fiquei muito decepcionado”, escreveu Mosley em nova correspondência endereçada à McLaren e outra à Williams. “Vocês sabiam perfeitamente que havia grande insatisfação de patrocinadores, promotores de corrida e redes de TV. Deveriam levar isso em consideração antes de falar em arbitrariedade.”

Segundo Max, “a divulgação da carta do último dia 20 foi uma irresponsabilidade” porque a FIA não sabia do teor das reclamações. “Esperaram 5 semanas desde o dia 15, quando anunciamos o novo regulamento, sem nos procurar para uma reunião. Não poderiam ter esperado mais alguns dias por uma resposta antes de desestabilizar novamente o Mundial?”, perguntou o dirigente.

Mosley disse que a alegação das equipes, de que o fim de telemetria bidirecional ameaça a segurança dos pilotos, é “absurda e sem argumentos resistentes”. Foi além, questionando: “Se vocês acham que o público quer ver carros controlados por computador, por favor, pensem direito. Se não acreditam em mim, façam um evento em qualquer lugar do mundo com Schumacher, Montoya e Raikkonen. Ao lado deles, coloquem seus técnicos e engenheiros e convidem o público para ver o que acontece”.

Para Mosley, o campeonato é de pilotos. “O público está interessado neles e no esporte, e não na eletrônica”, continuou. “Sempre foi assim.” McLaren e Williams não se manifestaram publicamente sobre a resposta de Mosley à sua carta até o início da noite de ontem. O Mundial começa no dia 9 de março na Austrália, sob as novas regras. Entre elas, a questionada proibição de reabastecimento entre a classificação no sábado e a largada no domingo, com os carros confinados em parque fechado durante toda a noite e a madrugada.

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