Vários jogadores da seleção alemã chegaram ao Brasil com problemas físicos, mas apenas um ainda não tem a presença confirmada na estreia do time na Copa, em Salvador, contra Portugal. Trata-se do goleiro Manuel Neuer, que sofreu uma lesão no ombro direito recentemente e está em fase final de recuperação física. Entretanto, segundo o preparador de goleiros da equipe, Andreas Köpke, o jogador do Bayern de Munique estará pronto para o embate quando a segunda-feira chegar.

continua após a publicidade

No início da tarde desta quarta-feira, Neuer faria seu primeiro treino completo desde que chegou ao Brasil. Nos três dias iniciais de atividades no Campo Bahia, em Santa Cruz Cabrália, onde a Alemanha se prepara para o Mundial, ele realizaria apenas trabalhos leves para não forçar o ombro.

“Neuer está realmente muito bem. Propositalmente, nós não arriscamos muito com ele até agora. Tenho certeza de que ele estará pronto para a estreia”, disse Köpke.

Com a experiência de quem disputou três Copas do Mundo (1990, 1994 e 1998, sendo titular nesta última), Köpke está convencido de que vale a pena esperar por Neuer até o último minuto. Ele acredita que a bagagem de um jogador que foi o dono da posição no último Mundial, na África do Sul, não pode ser desprezada.

continua após a publicidade

“Em comparação com Weidenfeller (o segundo goleiro da Alemanha na Copa), Neuer disputou mais partidas internacionais e, por isso, tem mais experiência. Além disso, ele nunca nos decepcionou”, afirmou o preparador de goleiros, que ressaltou a dedicação do jogador do Bayern ao trabalho de recuperação. “Ele não está se poupando de maneira nenhuma. Neuer não está dando 90% de seu esforço, está dando 100%.”

Pelo sim, pelo não, Köpke acha recomendável elevar o moral de Weidenfeller, que tem chance de jogar na segunda-feira, embora a mesma seja bem pequena. Segundo o ex-goleiro, o jogador do Borussia Dortmund é uma garantia de bom desempenho debaixo das traves. “Ele jogou os últimos amistosos e se saiu bem, confiamos nele”, falou Köpke. “Weidenfeller quer ser titular, evidentemente, mas ele sabe qual é a nossa maneira de pensar e a respeita. Ele não é o nosso 1A, mas é o 1B.”

continua após a publicidade