Prefeitura quer mais verbas para o esporte de Curitiba

A Prefeitura encaminhará à bancada paranaense no Congresso Nacional propostas de emenda ao orçamento federal para melhorias e ampliação na área esportiva de Curitiba. A intenção é captar cerca de R$ 6 milhões, mesma quantia dos repasses programados neste ano.

“Os deputados federais e senadores paranaenses têm se mostrado sensíveis a investimentos na área esportiva de Curitiba. É preciso manter esta parceria que só traz benefício para todos os curitibanos”, afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin. Semana passada, Beraldin percorreu algumas unidades para ver quais necessitam de mudanças.

Entre as emendas sugeridas pela Prefeitura, estão a reforma do Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graesser, na Praça Oswaldo Cruz, a construção de uma academia de múltiplo uso na Praça Ouvidor Pardinho, e a criação de mais vinte academias ao ar livre e recursos complementares para a construção do Campo Municipal de Futebol no Parque Peladeiro, que neste ano recebeu verbas de emenda do deputado federal Gustavo Fruet.

“A proposta não é só obter recursos federais, mas também buscar parcerias com a iniciativa privada para reformar espaços esportivos da cidade”, afirma o secretário Neivo Beraldin. A intenção da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer é adotar parcerias similares as feitas no Jardim Botânico e no Paço Municipal.

“Os centros de Esporte e Lazer atraem muita gente e estão em ruas de grande movimento, garantindo visibilidade às publicidades dos parceiros”, afirma. Um exemplo é a Praça Oswaldo Cruz, entre as Avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro, com Rua Brigadeiro Franco.

Oswaldo Cruz

A reforma do Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graesser, na Praça Oswaldo Cruz, prevê a troca do piso do ginásio de esportes, melhorias nas arquibancadas, construção de cobertura para a piscina aquecida e melhorias em outros espaços da praça. Os investimentos para a melhoria da praça são estimados em R$ 3,8 milhões.

Outra reforma de grande porte é a recuperação de áreas de lazer e também a construção de uma academia de múltiplo uso na Praça Ouvidor Pardinho. Na semana anterior, Beraldin esteve reunido com alunas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer da Ouvidor Pardinho que pediram melhorias no espaço.

“Pratico esporte na Ouvidor há mais de 10 anos, se a reforma sair, será a primeira grande reforma nos últimos anos”, afirmou a aposentada Ângela Buzatto, 73 anos, que entregou a pauta de reivindicação ao secretário.

Beraldin disse que fará a captação de recursos para a esta obra. Também buscará verbas para a implantação de mais vinte academias ao ar livre. O programa prevê a colocação de equipamentos especiais, destinados a melhoria da mobilidade das articulações e membros inferiores, flexibilidade e a coordenação matara, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória.

Neste ano, deverão ser implantadas dez academias ao ar livre, nas Praças Menonitas, Eucaliptos, Ouvidor Pardinho, Semeador, Avelino Vieira, Nossa Senhora da Luz, Peladeiro, Arthur Bernardes e Antônio Bertoli, além da Rua da Cidadania do Pinheirinho. Estas academias serão implantadas com recursos de emendas da bancada federal, obtidos para o orçamento federal deste ano.