O prefeito Beto Richa e o vice-prefeito Luciano Ducci juntamente com o dinâmico secretário de Esportes e Lazer, Rudimar Fedrigo, inauguraram três academias ao ar livre semana passada.

Foram privilegiadas inicialmente a Praça Ouvidor Pardinho, no Rebouças, no Eixo de Animação da Arthur Bernardes, no Santa Quitéria, e na Rua da Cidadania Pinheirinho. As primeiras de uma série de 100 que serão instaladas até setembro, em parques, praças, bosques e centros esportivos de Curitiba.

“Todos os bairros da cidade vão ganhar estas academias. Desta forma, a população curitibana poderá praticar exercícios, melhorando a qualidade de vida com hábitos saudáveis”, afirmou o prefeito. A presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, acompanhou as inaugurações.

O secretário Rudimar Fedrigo enfatizou a parceria coma a empresa Assix Publicidade, que venceu o chamamento público, para manter-las, durante cinco anos, a empresa vai ser a responsável pela implantação, manutenção, conservação e produção de material gráfico (placas e folhetos) das academias.

A Prefeitura vai colocar também mais 30 academias, que também serão mantidas pela Assix, o que representará em uma economia de R$ 6 milhões para os cofres municipais.

As novas academias terão o mesmo padrão das instaladas nos parques Barigui e Tingui, onde há placas autoexplicativas, que orientam as pessoas a fazer corretamente os exercícios.

Cada um dos equipamentos movimenta diferentes grupos musculares, melhorando a mobilidade das articulações e membros inferiores, flexibilidade e a coordenação motora, além de aumentar a capacidade cardiorrespiratória.

Participaram das inaugurações das novas academias, o deputado federal Gustavo Fruet e os vereadores Tito Zeglin, Julieta Reis, Tico Kuzma, Juliano Borghetti, João do Suco e Dona Lourdes.