Prefeitura fecha ?zona da F-1? em São Paulo

São Paulo – Os agentes do turismo sexual que comemoram a semana da Fórmula 1 em São Paulo sofreram ontem sua primeira derrota. A boate Romanza, que espalhou 30 outdoors pela cidade com conteúdo considerado pornográfico, foi fechada pela Prefeitura, que colocou blocos de concreto na porta da casa. Uma das fotos do outdoor mostra uma moça simulando sexo oral num sujeito vestido de piloto. O texto do cartaz é bilíngüe. ?Você sabe o que acontece depois do pódio??, pergunta.

A Romanza fica na Avenida Nove de Julho, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. Outras três casas semelhantes estão com campanhas publicitárias voltadas para o público da F-1 nas ruas: Café Photo, Bahamas e Baco. Esta última usa uma foto do carro de Fernando Alonso, alterada por computador, ao lado de uma menina seminua.

O Bahamas recorreu a cartaz antigo, parecido com o da Romanza, que ?estreou? em 2003 afirmando ?Isso que é Grande Prêmio?, com uma garota agachada diante, de novo, de um suposto piloto. Já o Café Photo é menos explícito, embora sua fama dispense referências mais claras às suas atividades.

?Isso é um abuso?, bradou o prefeito José Serra, que mandou arrancar os outdoors e fechar a Romanza. ?São Paulo não vai ser usada para turismo sexual?, garantiu Caio Luiz de Carvalho, presidente da Anhembi Turismo e Eventos, empresa de capital misto privado-estatal que a partir deste ano passou a administrar, também, o Autódromo de Interlagos.

Na semana do GP do Brasil, as redondezas do autódromo são tomadas por propaganda de cunho sexual. Ontem, meninas distribuíam na porta do circuito folhetos com frases não muito criativas como ?para você que prefere a melhor posição, venha ser o nosso pole position e conhecer o circuito mais cheio de curvas de SP?.

Brasil e Hungria são os países, no calendário da F-1, em que as casas noturnas ligadas a prostituição mais entram em ebulição nos dias de GP. Há alguns anos, em Budapeste, uma área perto do autódromo foi reservada apenas para as garotas de programa atenderem ao público sob certo controle das autoridades locais. Houve até distribuição gratuita de preservativos no local.

Alheios, por enquanto, ao que acontece nas boates e clubes noturnos, ontem os mecânicos tiveram um dia de muito trabalho em Interlagos. Os boxes estão todos montados e os 30 carros dos dez times que disputam o campeonato já chegaram. Os treinos começam depois de amanhã, às 11h. Fernando Alonso pode ser campeão domingo, se terminar a prova no pódio.

Voltar ao topo