Começa a ser disputado nesta quarta-feira, 16, em Ponta Grossa o Campeonato Brasileiro de Basquetebol Juvenil Feminino, competição oficializada pela Confederação Brasileira de Basquetebol que tem a realização conjunta da Federação Paranaense de Basquetebol, Prefeitura Municipal/Secretaria de Esportes e Recreação (SER).

Um café da manhã na quarta-feira, às 8h30 minutos, no Salão Nobre da Prefeitura, servirá para a apresentação das equipes à imprensa e autoridades, com a programação começando às 14 horas, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, com estes confrontos: Santa Catarina x Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro x Pernambuco; e São Paulo x Maranhão.

A abertura oficial está marcada para as 20 horas, com o desfile das delegações e o tradicional cerimonial olímpico. Logo depois, acontecerá o confronto entre Paraná e Ceará.

Para o técnico da Seleção Paranaense, Luiz Antonio Rodrigues Neto, o Passoka, o nível da competição deverá ser muito alto, com São Paulo aparecendo como principal favorita, enquanto o Rio de Janeiro traz a sua melhor safra dos últimos anos. Mesmo assim, a intenção das paranaenses é brigar pelos primeiros lugares, contando com o apoio do público pontagrossense.

A escalação paranaense ainda não está definida, segundo Passoka, devido às alternativas que possui, com todas as jogadoras tendo condições de desenvolver um jogo de qualidade. O Ceará é um adversário muito aguerrido, que sempre dá muito trabalho, finaliza o técnico, que tem à disposição estas atletas: Marcielle, Josiane, Lucielen, Ana Paula, Johanna, Daniane, Karis, Elisa e Franciele. O principal desfalque é Flávia, que é oriunda do basquetebol princesino, mas vai defender São Paulo, ela que atua no BCN.

O certame tem seqüência na quinta-feira, com o Paraná enfrentando o Maranhão, às 20 horas. E na sexta-feira o adversário paranaense será São Paulo. No sábado acontecem as semifinais, com o campeão sendo conhecido na rodada de domingo.