O jamaicano Asafa Powell negou nesta quarta-feira que irá encarar a prova dos 100 metros na etapa de Roma da Diamond League, na quinta-feira, como um duelo pessoal com o compatriota Usain Bolt. Assim, garantiu que seu único objetivo será vencer, sem se importar com os adversários.

continua após a publicidade

“Eu não estou aqui para competir contra Bolt”, disse Powell, um dia antes da prova, que contará com a participação de vários astros dos 100 metros. “A linha de chegada é o meu alvo, não Bolt ou qualquer outra pessoa”.

Bolt tem uma vantagem de 10 a 1 em duelos com Powell, que só venceu o atual recordista mundial em Estocolmo, em 2008. Na semana passada, porém, Bolt teve um desempenho ruim no Meeting de Ostrava, quando venceu a prova dos 100 metros em 10s04, o que pode abrir uma oportunidade para que seja batido.

continua após a publicidade

A prova em Ostrava foi a primeira em três anos em que Bolt correu em mais de 10 segundos. Em 2007, Powell estabeleceu o recorde mundial dos 100 metros com o tempo de 9s74 em Rieti. Desde então, Bolt quebrou a marca três vezes, sendo a última em 9s58, no Mundial de Atletismo de 2009, em Berlim.

Powell começou esta temporada com o tempo de 9s88 na etapa de Doha da Diamond League, quando foi batido por Justin Gatlin. Depois, cravou a marca de 10s02 em Xangai, sob chuva. “Nesta prova eu não sei o que vou fazer”, disse Powell. “Ao contrário de algumas pessoas que podem dizer que vão quebrar recordes ou marcar 9s7, eu sou um ser humano e eu tenho que esperar e ver o que meu corpo fará”.

continua após a publicidade

No ano passado, em Roma, Bolt venceu Powell ao marcar 9s91, sendo apenas 2 centésimos de segundo mais rápido do que o compatriota. O francês Christophe Lemaître ficou em terceiro, com 10s00, e também competirá nesta quinta-feira, assim como o são-cristovense Kim Collins, campeão mundial em 2003 e medalhista de bronze no ano passado, em Daegu.