Possibilidade de duelo na Red Bull

Ele andava meio cabisbaixo diante da fase exuberante de seu companheiro de equipe. Mas, ontem, Mark Webber deu sinais de que ainda vive na Red Bull. Numa das pistas onde venceu no ano passado, Barcelona, o australiano dominou o primeiro dia de treinos para o GP da Espanha e busca hoje a pole-position para a quinta etapa do Mundial sabendo que largar na frente na Catalunha representa 80% de chances de vencer a corrida.

O número não é estimado, mas sim fiel às estatísticas. De8sde 1991, quando a prova foi disputada pela primeira vez no circuito de Barcelona, o vencedor foi aquele que largou na pole em 16 oportunidades.

Isso porque a pista catalã é chata para ultrapassar e, também, porque raramente oferece surpresas, tamanho o conhecimento que todos têm de seu traçado – a maior parte dos testes de pré-temporada acontece em Barcelona e, se bobear, tem carro que percorre seus 4.655 metros sozinho.

A novidade de ontem foi o uso dos pneus superduros da Pirelli, criticados por quase todos os pilotos. “São muito lentos”, disse Kobayashi, da Sauber. “São duros mesmo!”, espantou-se Hamilton, da McLaren. “A diferença de performance entre esses e os macios é enorme. Isso vai fazer com que a corrida seja muito movimentada.”

A Pirelli diz que os novos compostos são capazes de andar dez voltas mais do que os pneus duros que vinham sendo usados até o GP da Turquia. Mas a queda de rendimento é da ordem de 2s por volta em relação aos macios. “A gente achava que não, mas pelo jeito vai ser uma corrida com muitas paradas, como em Istambul. No mínimo umas quatro”, aposta Barrichello.

A dureza dos pneus fará com que hoje, no treino que define o grid de largada, todo mundo use mais jogos macios do que gostaria – o ideal é poupá-los para ter a maior quantidade possível na corrida.

E como largar na frente é muito importante em Barcelona, ninguém vai arriscar em nome da economia. Ontem, Webber só foi seguido de perto, no cronômetro, por Hamilton, que ficou a 0s039 de seu tempo.

O piloto da Red Bull cravou 1min22s470 na melhor volta do dia, depois de liderar o treino matinal, com pneus duros, virando na casa de 1min25s. Vettel foi o terceiro e Button, o quarto.

A partir daí, a diferença para o ponteiro foi superior a 1s, com Alonso em quinto, Rosberg em sexto, Schumacher em sétimo e Massa em oitavo. Webber parte como favorito à pole hoje, pelo que realizou nos treinos livres.

Mas Vettel, que fez todas as poles de 2011, sempre tira algo da cartola, como se diz, quando se trata de classificação. Se conseguir bater o parceiro, Mark tem a chance de renascer no campeonato. Se levar mais uma sova do alemão, aí é que entra em depressão de vez. O treino que define o grid começa às 9h de Brasília.

Para Massa, “não é o momento de renovar”

Flávio Gomes

Felipe Massa preferiu manter cautela ao ser questionado sobre o seu futuro na Ferrari depois do anúncio da renovação de contrato da equipe com Fernando Alonso até 2016.

O brasileiro afirmou que ainda não é o momento para discutir um acordo de longo prazo, embora o presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, tenha dito que não tem dúvidas da permanência de Massa em 2012.

“Eu não estou no momento certo para renovar um contrato”, disse o brasileiro em Barcelona. “Vamos esperar e ver como isso vai ficar, mas não sei ainda como vai ser.”

Em seguida, o brasileiro, que está na Ferrari como titular desde 2006, comentou a renovação de contrato de Alonso. “Acho que é bom para ele, não? Assinar com a Ferrari é uma emoção muito boa. Renovar um contrato por um longo tempo é, com certeza, bom para ele, então eu já o parabenizei.”

Sobre o fim de semana, Massa afirmou que está confiante quanto às atualizações preparadas pela Ferrari para o GP da Espanha, esperando lutar pelo pódio no circuito de Barcelona. “Eu espero um resultado melhor aqui do que nas outras corridas”, concluiu.