Portuguesa bate o Vitória e lidera sozinha na Série B

A Portuguesa assumiu de vez a liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série B. Neste sábado, no estádio de Pituaçu, em Salvador, bateu o Vitória por 2 a 0, pela 12.ª rodada, e distanciou três pontos da Ponte Preta, que foi derrotada em casa pelo Bragantino. Com os três pontos, a Lusa chegou aos 26, enquanto que o time baiano teve a segunda derrota seguida e ficou com 17 pontos, na oitava colocação.

Mesmo com a estreia de três jogadores – Geraldo, Lúcio Flávio e Pablo Pereira -, o Vitória não emplacou um bom futebol e não criou nenhuma grande chance. Como esperado, o jogo começou muito corrido, com os dois times se lançando ao campo de ataque. A primeira oportunidade foi do Vitória, aos nove minutos, com Neto Baiano. Após cruzamento na área, o atacante testou com força no travessão de Weverton.

Enquanto o Vitória tinha mais posse de bola, a Portuguesa era muito perigosa nas bolas paradas e, aos 24 minutos, fez o seu gol. Marco Antônio cobrou na segunda trave, Fernando afastou mal e o zagueiro Leandro Silva entrou com bola e tudo para o fundo das redes.

O Vitória voltou a criar uma chance aos 30 minutos. Marcelo recebeu dentro da área, girou em cima da defesa e acertou o poste de Weverton mais uma vez.

O time baiano retornou melhor para o segundo tempo e pressionou a Portuguesa de todas as maneiras. Logo aos nove minutos, Marcelo roubou a bola de Leandro Silva, que saiu jogando errado. Ele fintou Weverton, mas na hora da batida perdeu o ângulo e chutou para fora.

O tempo ia passando e o Vitória no campo de ataque, enquanto que a Lusa apostava nos contra-ataques e levava mais perigo com Edno. Ele foi lançado, tentou fintar Fernando, mas não conseguiu e a bola ficou para o goleiro. Mas, aos 40 minutos, após cobrança de escanteio, Edno dominou e bateu rasteiro, sem chances para Fernando. A fatura estava liquidada.

A Portuguesa joga na próxima terça-feira contra o Americana, às 19h30, em São Paulo, enquanto que o Vitória enfrenta o Náutico, no Recife, às 21h50, pela 13.ª rodada que será toda realizada neste dia.

Ficha técnica

Vitória 0 x 2 Portuguesa

Vitória – Fernando; Nino, Gabriel Paulista (Léo Fortunato), Maurício e Fernandinho (Pablo Pereira); Zé Luis, Rodrigo Mancha, Geraldo e Geovanni (Lúcio Flávio); Marcelo e Neto Baiano. Técnico: Geninho.

Portuguesa – Weverton; Luís Ricardo, Rogério (Renato), Leandro Silva e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Marco Antônio (Cleiton) e Henrique; Ivo (Raí) e Edno. Técnico: Jorginho.

Gols – Leandro Silva, aos 24 minutos do primeiro tempo; Edno, aos 40 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Maurício e Fernandinho (Vitória); Rogério, Leandro Silva e Marcelo Cordeiro (Portuguesa).

Árbitro – João Batista de Arruda (RJ).

Renda – R$ 244.320,00.

Público – 16.541 pagantes.

Local – Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA).

Voltar ao topo