Portugal testa solidez perante a seleção do Gabão

Sem o capitão Cristiano Ronaldo, a seleção de Portugal testará sua solidez em amistoso diante do Gabão, após ter complicado suas chances de garantir uma vaga direta para a Copa do Mundo de 2014 pelo recentes tropeços nas Eliminatórias diante da Rússia e da Irlanda do Norte.

Em Libreville, capital do Gabão, a partida amistosa contra a seleção africana será um teste para comprovar a suposta dependência que Portugal tem de Cristiano Ronaldo, que foi cortado por conta de uma fratura no rosto sofrida no domingo, no jogo entre Levante e Real Madrid, válido pelo Campeonato Espanhol.

A derrota em Moscou perante a Rússia, que é dirigida por Fabio Capello, e o empate em casa perante a Irlanda do Norte, em outubro, complicaram a seleção portuguesa na busca por uma vaga direta para a Copa do Mundo do Brasil, sem passar pela perigosa repescagem.

Com o duelo, o técnico Paulo Bento pretende recuperar a ordem e a intensidade ofensiva característica de Portugal em algumas partidas da Eurocopa, competição na qual a seleção lusa foi eliminada nas semifinais pela Espanha, que mais tarde sagrou-se campeã.

Apesar da baixa de Cristiano, Bento chamou outras estrelas do combinado português, entre eles o zagueiro Pepe (Real Madrid) e o meia João Moutinho (Porto).

Além da ausência de Cristiano Ronaldo, o meia Nani (Manchester United) também foi cortado e será substituído por Hélder Barbosa (Braga), assim como Miguel Veloso (Dínamo de Kiev), que será substituído por Hugo Viana (Braga), e o lateral João Pereira (Valencia), que será substituído por Rúben Ferreira (Marítimo de Funchal).

Os portugueses, que ocupam a quarta colocação no ranking FIFA, terão pela frente uma seleção em franco crescimento, que atualmente ocupa o posto 52 no ranking mundial.

Eliminada nas quartas de final na Copa da África deste ano pela seleção de Mali, o Gabão, treinado pelo português Paulo Duarte, tem como principal estrela o atacante Pierre Emerick Aubameyang, de 23 anos.

Aubameyang, que atua no Saint-Étienne, é considerado um dos jogadores africanos mais promissores.

Prováveis escalações:.

Gabão: Bidonga; Edmond Mouélé, Henry Ndong, Georges Ambourouet, Brou Apanga; Lévy Madinda, Biyogho Poko, Knga Guélor, Paul Kessany; Pierre Emérick Aubameyang, Daniel Cousin. Técnico: Paulo Duarte.

Portugal: Rui Patrício; Sílvio, Pepe, Bruno Alves, Nelson; Custódio, João Moutinho, Rúben Micael; Pizzi, Hélder Postiga e Silvestre Varela. Técnico: Paulo Bento.

Estádio de l’Amitie, em Libreville.

Hora: 15h30 (horário de Brasília).