Portugal e Azerbaijão têm brazucas

Lisboa – Portugal e Azerbaijão fariam apenas mais um confronto das Eliminatórias da Eurocopa 2008, hoje no Porto, às 17h (de Brasília), não fosse pela presença de tantos brasileiros. Mais exatamente, cinco.

Dois deles – ambos do lado português – dispensam grandes apresentações. Deco, meia do Barcelona, está confirmado na partida, assim como, do banco, Luiz Felipe Scolari comandará a equipe de Portugal.

E os outros? Por incrível que pareça, estão no lado do Azerbaijão. Sim, existem três brasileiros naturalizados defendendo a seleção do país caucasiano, uma ex-república soviética, independente desde 1991. São eles o zagueiro Ernani Pereira, o meia André Ladaga e o atacante Leandro Gomes.

?É uma grande honra, para mim, fazer parte da seleção. Jogo no Azerbaijão há mais de dois anos e gosto muito do país e das pessoas?, disse Leo – como é conhecido -, 30 anos, ao site azerifootball.com. O atacante, que deixou o Americano-RJ em 2004, defende o Baku, atual campeão nacional e da Copa do Azerbaijão.

O meia André Ladaga, com passagens por Vasco e Fluminense, é companheiro de Leandro no Baku. Tornou-se herói nacional ao marcar o gol azeri no empate por 1 a 1 contra o Cazaquistão, na 2.ª rodada das eliminatórias. Em dois jogos, além do empate, o Azerbaijão perdeu para a Sérvia por 1 a 0. Portugal teve melhor sorte. No único jogo que fez até agora, pelo Grupo A (liderado pela Finlândia), empatou por 1 a 1 com os ponteiros da chave, fora de casa.

Já o zagueiro Ernani Pereira, de 28 anos, com passagens por Cruzeiro, Guarani e Konyaspor, da Turquia, é o caçula da turma canarinho.

Voltar ao topo