Porto Alegre sedia o mundial de taekwondo

Entre os dias 19 e 23 de novembro, Porto Alegre vai se transformar na capital mundial do Taekwondo. Cinco mil praticantes representando 50 países filiados a The World Taekwondo Federation (WTF) vão estar reunidos na capital do Rio Grande do Sul para participar no World Cup Open Taekwondo 2003. O maior evento da modalidade já realizado no Brasil acontece no recém-inaugurado Centro Desportivo da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), o maior complexo desportivo da América Latina.

“Porto Alegre agora faz parte da rota dos campeonatos mundiais”, comemora o presidente da Superliga Nacional de Taekwondo, Jonil Kaercher, ressaltando que o evento vai contar com demonstrações inéditas no Brasil. “Virão equipes das mais avançadas em matéria de Taekwondo na Coréia”. A delegação do país- símbolo dessa arte marcial milenar deve contar com cerca de 100 atletas, com destaque para as presenças do grão-mestre Ko Kuk Hwan, 9.º dan e vice-presidente do Conselho Técnico do Kukkiwon Council of Tcheniques, que também dá apoio técnico à competição, e do grão-mestre Sung Wan Lee -vice-presidente da Federação Mundial. Além do Kukkiwon, a competição tem apoio técnico da Taekwondo Jidokwan Korea e da Kang/BukGu Taekwondo Association, sediada em Seul, na Coréia.

A realização da Copa Mundial de Taekwondo está a cargo da Superliga Nacional de Taekwondo e da Associação Gaúcha de Taekwondo (AGT). A competição tem co-realização da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Associação dos Profissionais de Educação Físcia do Rio Grande do Sul, além de apoio do governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre, sendo o presidente de honra do evento o vereador e professor Carlos Alberto Garcia.

Qualquer praticante de Taekwondo pode se inscrever. O prazo final é dia 10 de novembro. As categorias são infantil, júnior, adulto e sênior, de acordo com a idade, e os inscritos ainda são divididos por sexo e peso de acordo com as regras da WTF.

Serão distribuídos medalhas de ouro, prata e bronze em cada categoria de peso, além da faixa preta reservada ao primeiro lugar e de troféus para as melhores equipes internacional, nacional, em poomse e de portadores de necessidades especiais, com a participação de delegações de Associações de Pais e Amigos de Necessidades Excepcionais (APAEs) de várias regiões do Brasil e de outros países.

O trabalho com esse público é um diferencial da AGT e vai ser valorizado através de um evento paralelo, o I Campeonato Internacional Aberto de Taekwondo para Portadores de Necessidades Especiais. Simultaneamente à Copa Mundial também será realizado o I Campeonato Aberto Internacional Sênior de Taekwondo, exclusivo para os praticantes nascidos até de 31 de dezembro de 1968. Quem for conferir a performance dos competidores vai estar colaborando com entidades beneficentes, já que o ingresso é grátis, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. A expectativa é atrair dez mil pessoas durante os cinco dias de evento.

A Federação Mundial de Taekwondo conta com quase 200 países filiados e estima em mais de 50 milhões o número de praticantes desta arte marcial coreana espalhados pelo mundo. Segundo a Superlipa Nacional de Taekwondo, são 300 mil praticantes no Brasil.

Inscrições e outras informações com Christina Antunes, telefones (51) 3241-0538 e 3266-9475.

Voltar ao topo