Por “vivência olímpica”, novatos viajam com delegação

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) fechou a lista de 16 atletas que irão participar do Projeto Vivência Olímpica. Os esportistas, que não têm vaga nos Jogos, irão para Londres com a delegação brasileira. A ideia é que eles já tenham contato com o ambiente do evento como parte da preparação para a Rio-2016.

“Queremos que eles vivenciem uma estreia olímpica quatro anos antes dos Jogos do Rio, ainda sem pressão por resultados. Assim, eles terão mais vontade de ir aos Jogos, com mais conhecimento do que significa uma participação no maior evento esportivo do mundo”, disse Marcus Vinicius Freire, superintendente-executivo de esportes do COB.

Os atletas convocados são Thiago Braz (atletismo), Bruno Matheus (triatlo), Jéssica Reis (atletismo), Arthur Mendes Júnior (natação), Lais Nunes (lutas), Bernardo Souza (tiro com arco), Alessandra Marchioro (natação), Felipe Wu (tiro), Flávia Gomes (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Isaquias Queiros (canoagem), Andressa Mendes (saltos ornamentais), Martine Grael (vela), Rebeca Andrade (ginástica artística), Thiago Monteiro (tênis) e Vitor Gonçalves (vôlei de praia).

“Fiquei muito emocionada com o convite. É algo que me acrescentará muito como atleta”, disse Lais Nunes, da luta olímpica. “Para o meu esporte será muito importante, até para aumentar a divulgação no Brasil. Tenho grandes expectativas em relação ao meu primeiro contato com os Jogos Olímpicos. Vou acompanhar a lutadora brasileira Joice Silva e absorver tudo o que for possível.”

O COB fez a seleção em parceria com as confederações de cada modalidade. O projeto é só para atletas de esportes individuais ou em duplas. Os desempenhos dos atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, em 2010, campeonatos e rankings mundiais foram usados como critérios.