O britânico Chris Froome foi declarado vencedor da edição de 2011 da Volta da Espanha, após o espanhol Juan Jose Cobo, que havia triunfado na tradicional prova de ciclismo há oito anos, ser desqualificado por causa de doping sanguíneo.

continua após a publicidade

Cobo não cumpriu um prazo para contestar sua suspensão de três anos na Corte Arbitral do Esporte, anunciou a União Ciclística Internacional (UCI) nesta quinta-feira. Com isso, explicou a UCI, a suspensão do espanhol, imposta no mês passado, está confirmada. E lhe foram retirados os resultados do Mundial e da Volta da Espanha de 2009 e da de 2011, que ele havia ganho a disputa.

Froome foi vice-campeão há oito anos e agora foi declarado vencedor da prova, o que a tornou a sua primeira conquista do Grand Tour do ciclismo, que também conta com a Volta da França e o Giro D’Italia, e o deixou com sete no total. “Antes tarde do que nunca!”, escreveu Froome, nesta quinta-feira, em sua conta no Twitter. “A Volta de 2011 tem algumas memórias muito especiais para mim.”

Assim, ele também se torna o primeiro britânico a ter vencido uma prova do Grand Tour. Essa honra foi conquistada por seu ex-companheiro de equipe Sky Bradley Wiggins, que ganhou a Volta da França em 2012 e subiu do terceiro lugar para ser vice-campeão da Volta da Espanha de 2011.

continua após a publicidade

Cobo, de 38 anos, está aposentado do ciclismo. Sua suspensão por doping foi anunciada dias depois de Froome ter sofrido lesões que encerraram a sua temporada em um acidente numa prova na França. E agora com sete triunfos, se torna o quarto maior vencedor do Grand Tour, empatado com Fausto Coppi, Miguel Indurain e Alberto Contador. Eddy Merckx lidera com 11.