Ponta Grossa vai parar nas finais dos jogos do Sesi

Os Jogos do Sesi, maior competição classista do Brasil, terá seu ponto alto no Paraná no feriadão de 15 de novembro, na próxima semana, em Ponta Grossa, quando serão decididos os campeões estaduais de atletismo, futebol, futebol sete master, futsal, natação, tênis de mesa, tênis livre, vôlei de praia, voleibol, xadrez, bocha, bolão e dominó.

São equipes de 127 indústrias paranaenses, somando 1.500 atletas. Eles são os finalistas das duas fases anteriores, que no total reuniram, em todo o Estado, mais de 15 mil trabalhadores.

Sesi/Divulgção
Meninas do futebol devem empolgar a torcida.

Organizados pelo Serviço Social da Indústria, os Jogos do Sesi acontecem em todos os estados brasileiros, envolvendo mais de 500 mil trabalhadores.

A etapa de Ponta Grossa encerra as disputas no Estado. Os campeões paranaenses de todas as modalidades garantem vaga para o Sul-Brasileiro, que neste ano será de 7 a 9 de dezembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Os vencedores do Sul competem a fase nacional, que é realizada a cada dois anos. As últimas edições aconteceram em Recife (2004) e Uberlândia (2006). A próxima será em Manaus, no ano que vem.

Valores do esporte no ambiente de trabalho

Sesi/Divulgção
Natação ganha mais adeptos.

Os Jogos do Sesi fazem parte do programa Sesi Esporte, que estimula a qualidade de vida entre os industriários. A prática esportiva promovida pelas indústrias, através deste programa, vai além da competição e da busca de benefícios para a saúde. Ao despertar nas pessoas o espírito de equipe, liderança e cooperação, o esporte pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e incrementar a produção das empresas e, conseqüentemente, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País.

É nesta filosofia que se incluem os Jogos do Sesi. O objetivo da competição é introduzir no ambiente de trabalho valores despertados pelo esporte, como o trabalho em equipe, a motivação, disciplina e integração. A melhor integração entre o colaborador e a empresa, bem como a promoção das indústrias participantes são outros importantes resultados da competição.

Sesi/Divulgção
No xadrez, a concentração é fundamental.

Uma pesquisa realizada pelo Sesi, junto a trabalhadores-atletas, indicou a percepção que eles têm da prática esportiva e relacionou os dez principais valores do esporte, que podem ser transportados para o ambiente de trabalho. Confira abaixo:

Além de esporte, música e teatro

A festa de abertura da etapa estadual dos Jogos do Sesi será sexta-feira, dia 16, a partir das 20 horas, no Centro de Eventos de Ponta Grossa. Haverá um grande show do Grupo Talagaço e baile com a Banda New York.

Nas noites de quinta-feira e sábado, dias 15 e 17, o programa Sesi Cultural oferece mais uma atração dos atletas e público dos Jogos. É a apresentação da peça Quem não arrisca não petisca, uma comédia brasileira pra você morrer de rir. Será no Teatro Sesi, na Rua João Manoel dos Santos Ribas, número 405. A entrada é franca.

A competição será realizada em 15 diferentes locais da cidade. Para montar toda a estrutura que receberá os trabalhadores-atletas de todo o Paraná, o Sesi mobiliza cerca de 80 profissionais de Ponta Grossa e de outras unidades do Estado.

Voltar ao topo