Ponta Grossa se destaca nos Jogos Abertos do PR

Terminada a edição dos Jogos Abertos do Paraná, que foi realizada em Maringá, o quadro de medalhas aponta um dado preocupante em relação ao esporte nos municípios dos Campos Gerais. Das 19 cidades que compõem a região, somente duas figuraram entre as 31 que conquistaram de primeiro a terceiro lugar nos 53.º JAP’s, sejam em modalidades coletivas ou individuais. Destaque para Ponta Grossa, que, com 50 medalhas terminou a competição na quarta colocação geral.

Na 27.ª posição ficou Piraí do Sul, que obteve suas quatro medalhas de bronze na modalidade de xadrez feminino. Já Ponta Grossa terminou os Jogos Abertos com cinco títulos (basquete e vôlei masculino da divisão “B”, vôlei feminino da divisão “A” e os dois tênis de campo). Além disso, foram obtidos três vice-campeonatos, todos no sexo feminino (basquete e futsal da divisão “A” e ciclismo). Os ponta-grossenses ainda conquistaram o bronze em mais quatro modalidades (ciclismo, tênis de mesa e vôlei de praia masculino, e natação feminina). Entre as competições individuais a grande campeã de medalhas foi a atleta da seleção brasileira de natação Verônica Balsano. A ponta-grossense encerrou sua participação nos JAP’s com sete medalhas, sendo quatro de ouro e três de prata. Verônica é o maio nome da história na história da cidade.

Os números identificam as dificuldades que as cidades dos Campos Gerais tem para enfrentam potências do esporte do Paraná, como Maringá, Londrina, Campo Mourão e Cascavel. Dentre os municípios da região destaque para o futsal masculino de Telêmaco Borba, que não terminou com medalhas, mas ficou entre as quatro melhores equipes da divisão “A” da competição. Os resultados mostram também, a queda acentuada no nível do handebol, modalidade pouco praticada, e que sofre muito com as equipes mais estruturadas das regiões norte, oeste e sudeste no estado.

Dentre as 517 medalhas distribuídas nos JAP’s a região dos Campos Gerais abocanhou pouco mais de 12% delas, destacando a participação de Ponta Grossa, que figurou entre os três melhores municípios em oito das dezesseis modalidades ofertadas. A competição está prevista para acontecer no município de Toledo no próximo ano, em data a ser definida pela Paraná Esporte.