Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, Poliana Okimoto ainda pode garantir um título importante na temporada. A brasileira é a segunda colocada do circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas e precisa chegar quatro posições à frente da campeã olímpica Rachele Bruni na última prova da temporada, sexta-feira, em Hong Kong, para ficar com o título.

continua após a publicidade

O planejamento de Poliana para 2016 não envolvia a disputa por esse título, uma vez que duas etapas da Copa do Mundo aconteceram de forma concomitante à Olimpíada, que não valia pontos. Mas a brasileira, que terá ido a quatro de seis etapas, chega à última delas com 58 pontos, contra 66 de Bruni. A veterana Angela Maurer, alemã, tem 49, apesar de ter disputado uma etapa a mais.

continua após a publicidade

Ana Marcela Cunha, e Allan do Carmo também nadam em Hong Kong, na prova mais tradicional do circuito, mas não brigam pelo título geral porque não terão disputado o mínimo de cinco etapas. Allan vem de um bronze em Chun’an, na China, no domingo passado.

continua após a publicidade

Para Poliana, interessa qualquer resultado dentro do Top 5, desde que Bruni fique quatro ou mais posições abaixo. O circuito paga 30 mil dólares para os vencedores. Quem ficar em segundo leva US$ 20 mil.