Polêmica nos gols assinalados pelo Furacão em Brasileiros

O site oficial do Atlético contestou a informação divulgada por alguns órgãos de comunicação, dentre eles o Paraná-Online, sobre a proximidade do gol 1000 do clube rubro-negro em Campeonatos Brasileiros da 1.ª Divisão.

Para o clube, em vez dos 996 gols assinalados em 30 participações na elite do futebol nacional, o Furacão balançou as redes adversárias 978 vezes em 29 participações. A divergência ocorre devido à computação dos dados da Copa União, disputada em 1987. Neste ano, o Atlético fez 17 partidas e converteu 18 gols.

Em 1987, o Brasileiro foi dividido em dois módulos: o verde e o amarelo. No entanto, os módulos não significavam que o campeonato fora dividido em Séries A e B como ocorre atualmente.

Tanto é verdade que o regulamento previa uma final entre clubes dos módulos amarelo e verde – da mesma divisão – para que o clube campeão brasileiro fosse conhecido.

Essa finalíssima não aconteceu por recusa dos times do módulo verde e o vencedor do grupo amarelo (Sport) foi declarado pela CBF como o campeão nacional daquele ano.

Esse entendimento é o mesmo do site Furacão.com que divulgou, inclusive, um matéria defendendo seu posicionamento diverso ao da assessoria do Atlético. E explica o imbróglio.

“O Atlético na ocasião disputou 17 partidas pelo campeonato e um jogo extra para decidir o campeão do 1.º turno do Grupo A. Nestas 17 partidas, venceu 6, empatou 8 e perdeu apenas 3, tendo marcado 18 gols e sofrido 11. Na ocasião o rubro-negro acabou eliminado do quadrangular final do Brasileirão de 1987 ao perder pro Guarani por 1 a 0 na prorrogação da semifinal, após dois empates sem gols. O Bugre campineiro e o Sport disputariam a decisão contra Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, mas estes times não concordaram com o regulamento e desistiram da disputa. No campo, o Sport venceu o Guarani e sagrou-se campeão brasileiro de 1987, tendo jogado junto com o rival a Libertadores de 1987”, analisa o Furacão.com.

Versão

Pelo teor da nota divulgada pelo Atlético, o clube dá a entender que disputou uma 2.ª Divisão em 1987, o que não é real. Há de se lamentar esse entendimento, já que a proximidade do gol 1.000 divulgado pela imprensa é um fator positivo e de incentivo ao atual grupo do Furacão que passa por uma fase nada boa neste campeonato.  Os dados utilizados pelo Paraná-Online foram retirados do Guia da Placar, revista conceituada no cenário nacional.