Pizzonia fica na frente de Barrichello na estréia

Hockenheim – É claro que é cedo e é claro que não faz sentido nenhum, no primeiro dia de treinos livres para um GP, alimentar uma rivalidade que não existe. Mas que se dane o bom-senso, é o que dirá o torcedor brasileiro de Fórmula 1. No GP da Alemanha, o País terá dois pilotos em equipes de ponta. E na falta de outra motivação para acompanhar uma corrida num campeonato de um piloto só, que se fique com esta: o duelo entre Rubens Barrichello, da Ferrari, e Antonio Pizzonia, da Williams.

Barrichello e Pizzonia nunca foram campeões na F-1 -estão longe de reeditar a rixa Senna-Piquet – e somente o primeiro teve a honra de vencer corridas, sete vezes. É uma comparação desproporcional.

Mas, de qualquer forma, é o que há disponível. E ontem, em sua estréia como piloto de equipe grande, deu Pizzonia. O amazonense ficou em 5.º lugar nos treinos livres, contra uma discreta nona colocação do paulista. Rubens reclamou do acerto do carro e de problemas com os freios. Ficou 0s737 atrás de seu companheiro de equipe, Michael Schumacher, que com 1min15s001 foi o mais rápido.

Já Pizzonia admitiu ter ficado nervoso. “Depois acalmei, mas sei que tem o que melhorar no carro e comigo também”, falou. Antonio fez 1min15s470, 0s303 pior que Juan Pablo Montoya, seu parceiro de Williams, terceiro colocado. Kimi Raikkonen, da renascida McLaren, foi o segundo.

A sexta-feira foi dedicada à escolha dos pneus que serão usados hoje na classificação e na corrida de amanhã. “Acho que talvez a gente tenha de usar os pneus mais consistentes para várias voltas e sacrificar um pouco o grid”, avaliou Pizzonia.

Para Barrichello, Antonio não deve encarar o fim de semana de Hockenheim como um tudo ou nada para seu futuro. “Telefonei para ele, dei os parabéns e acho ótimo para o Brasil ter dois pilotos em carros competitivos. Mas ele não deve tratar essa situação dessa forma. Pode dar mais nada do que tudo”, filosofou.

O dia ontem foi de sol e calor em Hockenheim, mas no fim da tarde despencou uma tempestade violenta que “lavou” a borracha da pista. O treino que define o grid, hoje, começa às 9h de Brasília com previsão de sol novamente e temperaturas próximas dos 30 graus.

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