A Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Apen), de Piraju (SP), foi a grande campeã do XIV Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona. O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), em parceria com a Prefeitura de Ribeirão Claro, reuniu pouco mais de cem atletas, representando várias regiões do Brasil e serviu como pontuação para o ranking nacional e preparação para os Jogos Pan-americanos 2007, que serão disputados no Rio de Janeiro.

O XIV Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade foi disputado nas águas da Represa Xavantes, no Balneário Turístico de Cachoeira do Espírito Santo, em Ribeirão Claro. Ao todo, 19 equipes participaram do campeonato, reunindo canoístas considerados a elite da canoagem brasileira, como o atleta olímpico Sebástian Cuattrin, que já participou de quatro olimpíadas e conquistou sete medalhas de ouro em disputas de Copa do Mundo de Canoagem, além dos integrantes das seleções brasileiras de canoagem – masculina e feminina.

No campeonato disputado neste final de semana em Ribeirão Claro, Cuattrin obteve uma medalha de ouro no K-1 (caiaque individual) Sênior, quando percorreu a distância de 33 quilômetros com o tempo de 2h09min29s.

A equipe campeã conquistou um total de 16 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e sete de bronze. Os atletas da Associação Ribeirão-Clarense de Canoagem (Arcca) ficaram em segundo lugar, com 10 medalhas (quatro de ouro, três de prata e três de bronze). Na terceira posição ficou a equipe Serer, de Entre Rios do Oeste (PR), que conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.