O Pinheiros/Sky terminou a fase de classificação da Superliga masculina de vôlei sob críticas, já que ficou apenas na quinta posição e perdeu a vantagem de decidir em casa nas quartas de final. Mas a equipe reverteu o quadro desfavorável na noite desta quarta-feira, ao surpreender o Sesi fora de casa e vencer por 3 sets a 2 (25/20, 23/25, 25/21, 23/25 e 15/12).

Com a vitória, a equipe de Giba, Rodrigão, Marcelinho e Gustavo, considerada uma das favoritas ao título, abriu vantagem na série melhor de três partidas, fazendo 1 a 0. Agora, pode garantir a vaga nas semifinais caso vença novamente o Sesi no próximo sábado, em seu ginásio. Se perder, terá que decidir a classificação fora de casa.

No jogo disputado no Sesi da Vila Leopoldina, os destaques foram os medalhistas olímpicos. Liderado pelos bloqueios de Rodrigão, o Pinheiros também contou com as boas atuações de Giba e Marcelinho, além da contribuição do cubano Roca. No primeiro set, a equipe visitante sobrou, chegou a abrir 19/10 e não teve dificuldade para fechar a primeira parcial.

Mas a partir do segundo set o equilíbrio foi a tônica do confronto. O Sesi entrou no jogo e chegou ao empate com dois pontos seguidos de Murilo no final da parcial. O Pinheiros foi melhor no terceiro set e o time anfitrião voltou a dominar a partida na parcial seguinte, abrindo 4/1 longo no início e segurando a vantagem até forçar o tie-break.

O set decisivo foi marcado pelas alternâncias à frente do placar. O Pinheiros, entretanto, se apoiou na experiência de seu elenco para confirmar a vitória sobre a equipe do ex-jogador Giovane, agora técnico do Sesi.

Também pelas quartas da Superliga, a Cimed confirmou o seu favoritismo diante do Fátima/Medquímica/UCS/SPFC. Atual bicampeã e líder da fase de classificação, a equipe catarinense venceu o primeiro jogo, em casa, com facilidade, por 3 sets a 0 (25/22, 25/22 e 25/23). Os times voltam a se enfrentar no domingo, em Caxias do Sul, e a Cimed precisa de uma vitória para avançar.

Quem também ficou a um triunfo das semifinais foi o Montes Claros/Funadem. Em casa, o time mineiro derrotou o Brasil Vôlei Clube por 3 sets a 0 (29/27, 25/22 e 28/26). O segundo jogo entre as equipes será no sábado, em São Bernardo do Campo.