A equipe da Honda na Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira (11) a contratação do piloto inglês Will Stevens, de 16 anos, um dos principais kartistas do circuito europeu. Ele assinou um acordo de longa duração com a escuderia, que promete ajudá-lo no caminho até a elite do automobilismo mundial.

"O desenvolvimento de novos talentos é uma parte fundamental da estratégia da Honda e de nosso comprometimento com a Fórmula 1. Estamos ansiosos para ver como Will irá progredir, com nosso apoio, nos próximos anos", disse o diretor-esportivo da equipe, Ron Meadows.

O jovem piloto, que visitou a fábrica da equipe e conheceu os novos chefes – Ross Brawn e Nick Fry -, agradeceu à oportunidade. "Estou extremamente feliz por juntar-me à Honda e isso me dá uma grande chance de conquistar meu objetivo de chegar à Fórmula 1", disse o inglês.

A aposta em jovens pilotos desde o kart não é novidade. A McLaren, por exemplo, assinou o primeiro contrato com Lewis Hamilton antes mesmo de o inglês estrear na Fórmula 3 Inglesa. A Renault também mantém um programa de desenvolvimento de pilotos, que tem como maior estrela atualmente o francês Romain Grosjean, campeão da F-3 Européia em 2007 e da GP2 Asiática neste ano.