Phelps vai tentar nadar 7 provas nos Jogos de Londres

Michael Phelps não vai repetir em Londres as oito provas que disputou nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Hoje, o técnico Bob Bowman anunciou que seu pupilo desistiu de nadar os 200 m livre. Assim, poderá, no máximo, disputar sete provas na Olimpíada: 100 m e 200 m borboleta, 200 m e 400 m medley e os revezamentos 4 x 100 m livre, 4 x 100 m medley e 4 x 200 m livre.

“É bem mais esperto fazer isso. Não estamos tentando recriar o que aconteceu em Pequim”, afirmou Phelps, que ganhou oito ouros nos Jogos de 2008.

“Ninguém deveria esperar que fizéssemos isso duas vezes. Uma vez foi mais do que suficiente. Não queremos ouvir aquele número oito de novo”, acrescentou Bowman.

O treinador disse que uma de suas preocupações é que Phelps esteja bem para o 4 x 100 m livre. Ele não se classificou para a prova individual dos 100 m livre, mas quem define quem vai nadar os revezamentos são os treinadores. No 4 x 100 m livre, os australianos são favoritos.

Apesar de ter sido derrotado de forma acachapante por Ryan Lochte nos 400 m medley na seletiva dos EUA, Phelps decidiu continuar na prova. Ele havia desistido da distância, mas decidiu voltar a nadá-la neste ano. Bowman queria que Phelps disputasse o evento porque acontece no primeiro dia da Olimpíada.

“[Sair dos 200 m livre] me dá um dia de recuperação após os 400 m medley. Nadar tantas vezes é difícil e eu não preciso me colocar nessa”, afirmou Phelps.