Phelps vai à final dos 200m borboleta com 8.º tempo

Michael Phelps esteve perto de ficar fora da final dos 200 metros borboletas nas eliminatórias deste sábado, da etapa de Berlim da Copa do Mundo de natação em piscina curta. O americano, que detêm o recorde mundial da prova em piscina longa, registrou apenas o oitavo e último tempo da classificação, com 1min53s82.

Dessa forma, o supercampeão olímpico ficou atrás do brasileiro Frederico Castro, que marcou o terceiro tempo, com 1min52s91. A melhor marca ficou com o russo Nikolay Skvortsov: 1min52s44. O recorde da prova em piscina de 25 metros é do brasileiro Kaio Márcio, que registrou o tempo de 1min49s11 em Estocolmo, na semana passada. O nadador, porém, não está participando da etapa alemã.

O Brasil, porém, não deixará de ter representantes nas finais. Felipe França avançou na etapa ao marcar o terceiro tempo nos 50 metros peito. Henrique Barbosa também foi o terceiro nos 200 metros peito. Nos 50m costas, Fabíola Molina chegou em quinto e também garantiu vaga na final.

Mais cedo neste sábado, o russo Sergei Fesikov bateu o recorde mundial dos 100 metros medley, ao marcar 50s95. Ele superou o tempo do americano Ryan Lochte, que estabeleceu o tempo de 51s15 em abril do ano passado, na Inglaterra.