Sempre ligado à Speedo ao longo de sua assombrosa carreira na natação, Michael Phelps anunciou oficialmente nesta terça-feira um acordo com um novo fornecedor de material esportivo. Maior medalhista olímpico da história, com 18 ouros, duas pratas e dois bronzes, o norte-americano assinou compromisso com a Aqua Sphere, uma empresa que tem larga experiência com triatlo e natação recreativa, mas que pela primeira vez irá criar um traje especialmente voltado para um competidor de elite das piscinas.

continua após a publicidade

“Ao longo da minha carreira, fui capaz de fazer um monte de coisas com a Speedo. O relacionamento foi ótimo”, afirmou Phelps à agência Associated Press, para em seguida enfatizar: “Mas chegamos a um ponto onde tivemos uma oportunidade de realmente mudar o esporte e fazer crescer o esporte ainda mais”.

Phelps e seu treinador, Bob Bowman, vão trabalhar com a Aqua Sphere em uma linha de produtos que irão além dos trajes de competição, sendo que todos carregarão o nome do consagrado nadador. Somado ao sucesso atingido nas piscinas, eles esperam que a marca atrelada a Phelps atraia mais pessoas para a prática da natação e, entre outras coisas, reduza também o número de mortes causadas por afogamento.

Phelps vinha sendo patrocinado pela Speedo desde os 16 anos de idade, e estrelou na Olimpíada de Pequim, em 2012, um traje de alta tecnologia que a famosa fornecedora de material esportivo produziu com ajuda da NASA, a agência espacial norte-americana. O acordo com a empresa foi encerrado no fim do ano passado.

continua após a publicidade

Hoje com 29 anos de idade, Phelps retornou às competições em abril, depois de ter interrompido uma aposentadoria iniciada logo após os Jogos de Pequim. E agora espera poder usar o seu prestígio para alavancar o crescimento não somente da natação, mas da prática esportiva de uma maneira global. “Isso tudo está de mão dadas não apenas com meu objetivo de fazer crescer o esporte, mas ajudar as crianças a viver de forma saudável, com estilo de vida ativo e aprendendo a nadar”, disse o norte-americano.

Os termos do contrato assinado por Phelps não foram revelados, mas o acordo está previsto para durar até a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Embora o nadador não tenha traçado planos da sua carreira para além dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, ambas as partes enfatizaram que a relação de longo prazo seguirá mesmo se o mito da natação já tenha novamente se aposentado das competições durante este período.

continua após a publicidade