Peterhansel e Despres ganham Rali Dacar

Dacar – Os franceses Stéphane Peterhansel (Mitsubishi) e Cyril Despres (KTM) confirmaram o favoritismo e se consagraram campeões das categorias carro e moto da 27.ª edição do Rali Dacar, que terminou ontem, após a última etapa.

A conquista significou para Peterhansel o bicampeonato na categoria (ele foi campeão em 2004), e o oitavo título de sua carreira. O francês já havia conquistado seis títulos na categoria de motos (1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998). Com a vitória de Peterhansel na edição 2005 do rali, a Mitsubishi garantiu o seu quinto título consecutivo – e o décimo na prova, o recorde da competição.

Depois de disputar a prova pela sexta vez, Despres, que vinha de um terceiro lugar em 2004 e um vice em 2003, finalmente ganhou seu primeiro Dacar. A conquista de Despres também rendeu a austríaca KTM seu quinto título consecutivo da escuderia. Nos caminhões, a vitória foi para o russo Firdaus Kabirov.

Entre os brasileiros, destaque para Jean Azevedo, que corria na categoria de motos, e terminou o rali em sétimo lugar. Já na categoria carros, a dupla de brasileiros Klever Kolberg (piloto) e Lourival Roldan (navegador) ficou na 16.ª colocação. André Azevedo, na caminhões, teve de abandonar.

Perigo e homenagem

Peterhansel terminou a corrida 27min14 à frente do segundo colocado, o também francês Luc Alphand, com 9min 17 de vantagem sobre o espanhol Marc Coma.

Despres dedicou seu triunfo ao seu companheiro de equipe Fabrizio Meoni, morto após acidente em Mauritânia na semana passada.

Voltar ao topo