O Palmeiras está a uma vitória de ser campeão brasileiro e coroar de vez um ídolo da geração atual. A partir das 17h, contra o Vasco, em São Januário, o atacante Dudu entra em campo para tentar comemorar a terceira conquista pela equipe e se fixar de vez entre os grandes ídolos alviverdes, não só pelos números positivos, mas também pelas grandes atuações.

continua após a publicidade

Desde que chegou ao clube em 2015, Dudu se tornou símbolo da ascensão do Palmeiras. O atacante foi fundamental nas conquistas da Copa do Brasil de 2015 e do Brasileirão de 2016, inclusive como capitão. Nenhum outro jogador foi titular e protagonista nestas três competições. O pequenino de 1,66m é o artilheiro do Palmeiras no século, com 55 gols e grande nome do time neste Brasileiro.

continua após a publicidade

“Para mim, ele é o craque do campeonato. Está jogando muito bem”, resumiu o técnico do time, Luiz Felipe Scolari. “O Dudu vai ser o craque do campeonato, porque o que ele está jogando é um absurdo”, elogiou o companheiro, o meia Lucas Lima. Dudu está bem próximo de completar sua melhor temporada. Foi o ano em que ele atuou mais vezes (64), deu mais assistências (17) e mais se consolidou como ídolo.

continua após a publicidade

A opinião dos palmeirenses é compartilhada por outro ídolo do clube, Edmundo. “Para mim, o Dudu é, sim, o grande craque da competição, responsável direto pelas vitórias do Palmeiras. Ele foi um dos poucos titulares nos times da Copa Libertadores e Copa do Brasil, como também nos times do Campeonato Brasileiro. Ele sempre jogou muito bem e fez a diferença”, avalia o ex-atacante, em entrevista ao Estado.

A identificação de Dudu com a torcida não vem só pelos números. A reinvenção dele dentro do clube também pesa. Em julho, o Shandong Luneng, da China, ofereceu uma proposta salarial de R$ 2 milhões por mês, sem contar luvas e bônus por metas alcançadas. Dudu queria se transferir e manifestou publicamente sua insatisfação com a resistência do clube. A torcida pegou no seu pé.

Em agosto, Felipão voltou ao clube e encontrou o antigo pupilo com quem havia trabalhado no Grêmio, em 2014. Dudu recebeu confiança, tranquilidade e mudou de patamar. Antes da vinda do técnico, Dudu tinha 40 partidas no ano, com sete gols e sete assistências, para somar no momento 14 gols e 17 passes para os companheiros.

A importância de Dudu para o Palmeiras faz Edmundo fazer um apelo para que o jogador resistir a novas investidas dos chineses. “O Palmeiras é um dos maiores clubes do mundo. Em nenhum lugar o Dudu vai ser tão feliz quanto com a camisa do Palmeiras”, disse o comentarista da Fox Sports.