O jovem nadador de Volta Redonda (RJ), Thiago Pereira, lidera a equipe brasileira que inicia hoje, em Nova York, a participação na sétima e penúltima etapa da Copa do Mundo de natação em piscina curta (25 metros). O SporTV anuncia a transmissão ao vivo a partir das 13h30min (de Brasília).
Thiago, que completou 19 anos no último dia 26, ficou em quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 nos 200m medley, além de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, na mesma prova, e ser o atual recordista sul-americano nos 200m peito e 200m medley.
Além dele, outros cinco nadadores brasileiros represetarão o País nos Estados Unidos. São eles: Flávia Delaroli, Marcelo Tomazini, Diogo Yabe, Fabíola Molina e Jander Lazaroni, sob o comando dos técnicos Omar Gonzalez e Marcelo Vaccari.
"A Fabíola e o Diogo estão nos Estados Unidos desde o final do ano passado e passaram por um período de treinamento muito forte, descansando apenas nesta última semana. Eles estão bem preparados para suas provas", disse Vaccari.
Única representante feminina brasileira nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000 (não foi à Atenas), Fabíola vai disputar os 50m e 100m costas e os 50m borboleta em Nova York. A maior chance de medalha para a nadadora está na prova dos 50m costas, sua especialidade.
Diogo Yabe nadará os 100m e 200m medley, sendo esta última a prova que o levou à Olimpíada de Atenas, no ano passado. Yabe, no entanto, não atingiu a final dos Jogos na Grécia.
Frio é adversário
A previsão do tempo em Nova York não é nada animadora para os atletas brasileiros. Nesta etapa do torneio a temperatura na cidade norte-americana deve ficar abaixo do zero grau.
Logo depois de enfrentarem a etapa nova-iorquina, os atletas brasileiros voltam ao Brasil, onde, entre os dias 18 e 20 deste mês, disputam a Super Final do circuito, em Belo Horizonte (MG). Atletas como a romena Camelia Potec, sequer viajaram para os EUA e já se encontram no Brasil.
Camelia, que completa 23 anos no dia 19 – segundo dia da competição em Belo Horizonte -, conquistou a medalha de ouro nos 200m livre dos Jogos Olímpicos de Atenas e desistiu de disputar a penúltima etapa da Copa do Mundo, para aproveitar o sol brasileiro.