Penúltima etapa do Circuito Caixa tem recorde de inscritos em Curitiba

Curitiba recebe neste domingo (9) a 9ª etapa do Circuito de Corridas da Caixa de 2008. Penúltima prova do calendário deste ano, o evento tem percurso de 10 Km armado no Centro Cívico e reunirá 1.800 atletas, maior participação em quatro edições na capital paranaense – em 2007, a prova teve 1.600 corredores. A largada ocorre às 7h30, na Praça Nossa Senhora de Salete.

Em seu quinto ano de existência, o Circuito de Corridas, maior competição nacional do gênero, já recebeu 36.500 atletas. Quando terminar a atual temporada, dia 23 de novembro, em Brasília, o Circuito terá passado por oito Estados do País.

Além de juntar atletas amadores e profissionais, o Circuito é importante para a elite do atletismo porque suas dez etapas contam pontos para o Ranking de Corredores de Rua, que aponta o melhor atleta do País na temporada. Os dez primeiros do Ranking, masculino e feminino, terão patrocínio da Caixa por um ano, em 2009.

Domínio queniano

A etapa de Curitiba terá mais uma vez a disputa entre Brasil e Quênia. Os africanos venceram a última edição da prova do Paraná, com Kiprono Mutai, no masculino, e Chemtai Rionotukei, no feminino, e esperam repetir a dose desta vez.

Os quenianos terão quatro representantes na prova. Charles Korir é o favorito no masculino. Segundo colocado na Maratona de São Paulo em 2006, ele vem embalado pela conquista do bicampeonato da Maratona de Foz do Iguaçu, no fim de setembro. O outro africano entre os homens será Joshua Kemei.

A prova feminina contará com a presença da veterana Jacqueline Chebor, de 39 anos, campeã da Maratona de São Paulo em 2007. A queniana se prepara para a Maratona de Curitiba, em 23 de novembro, competição que conquistou no ano passado. Jane Kiyara completa o pelotão africano.

Disputa acirrada no ranking

O atletismo brasileiro estará representado em Curitiba por alguns dos principais nomes da elite do País. A prova feminina terá uma acirrada disputa pela liderança do Ranking, com a participação das três primeiras colocadas.

A atual líder é Conceição de Maria Carvalho Oliveira, com 226 pontos, que assumiu a primeira posição por causa de sua regularidade nas últimas quatro provas do Circuito. Venceu a etapa de Porto Alegre, foi segunda em Ribeirão Preto e terceira colocadas nas etapas de Fortaleza e São Paulo. Também ganhou a Maratona de Fortaleza e foi a segunda brasileira mais bem colocada na Meia Maratona do Rio.

“Vou lutar para manter a liderança do ranking, mas sei que terei a concorrência de muitas atletas talentosas. Tenho treinado muito bem e espero subir novamente no pódio”, comentou a atleta.

A principal ameaça à liderança de Conceição é Maria Zeferina Baldaia. A atleta do Esporte Clube Pinheiros ocupa a segunda posição no ranking, com 217 pontos, e vem embalada por vitórias no Circuito e nas principais provas de corridas de rua deste ano. Ela conquistou os títulos das etapas de Uberlândia, Fortaleza e São Paulo, da Meia Maratona e da Maratona de São Paulo, da Meia Maratona do Rio e da Meia Maratona de Stramilano, na Itália.

“Fiz um planejamento muito bom para essa temporada e os resultados estão aparecendo. Apesar da forte concorrência, espero manter essa boa fase e vencer mais uma vez no Circuito”, disse Zeferina.

A terceira colocada é Sueli Aparecida Vieira, com 208 pontos. A corredora liderou o ranking boa parte da temporada e confia em um bom desempenho em Curitiba para se aproximar novamente das duas primeiras da classificação.

“Esta temporada está sendo especial para mim. Treino há menos de três anos e, apesar de ainda estar em fase de evolução, estou entre as principais atletas do País. Espero conseguir um bom resultado em Curitiba e voltar a brigar pela primeira posição”, comentou Sueli.

Anoé e Ivanildo, os favoritos

Os atletas da elite masculina querem aproveitar a ausência de Giomar Pereira da Silva, líder do ranking, para subir na pontuação. Giomar é o primeiro com 280 pontos.

Anoé dos Santos Dias espera conquistar sua primeira vitória no Circuito deste ano. Vice-líder do ranking, com 229 pontos, se destacou nesta temporada por sua regularidade, ao subir no pódio em seis das sete etapas que disputou.

“Será mais uma prova muito difícil, com a presença de vários atletas de ponta. Vou brigar por um lugar no pódio e, quem sabe, conseguir minha primeira vitória no Circuito deste ano”, disse Anoé.

Outro favorito para a competição masculina é Ivanildo Pereira dos Anjos, conhecido como Gomes. O atleta do Cruzeiro ficou entre os cinco primeiros colocados em todas as etapas deste ano e foi campeão em Campo Grande. Os bons resultados fizeram com que ele assumisse a terceira posição do ranking, com 209 pontos.

“Será difícil superar o Giomar nesta temporada. Mas espero diminuir a diferença e terminar o ano com a segunda colocação. Treinei bastante a parte física e chego em Curitiba para brigar pela vitória”, disse Gomes.

Padrinho Ilustre

Edson Luciano é o padrinho da etapa de Curitiba do Circuito de Corridas da Caixa. Em sua carreira vitoriosa no revezamento 4×100 metros, o ex-velocista conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta/1996 e de prata em Sydney/2000. Ele também foi vice-campeão mundial em 2003, bicampeão pan-americano (Winnipeg/1999 e Santo Domingo/2003) e ajudou a equipe brasileira a conquistar o recorde sul-americano (37s90).

Atualmente Edson Luciano faz parte do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da Caixa e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens e fazer com que as novas gerações conheçam a história da modalidade.