Foto: Ricardo Ayres/Photocamera
O boxeador baiano conquistou a medalha de ouro na categoria meio médio (até 69 kg).

Rio de Janeiro ? O boxeador baiano Pedro Lima, de 24 anos, conquistou a medalha de ouro na categoria meio médio (até 69 kg) do torneio de boxe do RIO 2007, após vitória dramática sobre o americano Demetrius Andrade por 7 a 6, no Complexo Esportivo do Riocentro, nesta sexta-feira (27). O jamaicano Ricardo Smith e o argentino Diego Chaves levaram o bronze.

O triunfo encerrou um jejum de 44 anos do boxe brasileiro em Jogos Pan-americanos. Apesar de esta ter sido a sétima medalha dourada do país na competição, a última fora conquistada nos Jogos de São Paulo 1963.

Em outra final disputada nesta sexta, o cubano Yordenis Ugas derrotou o brasileiro Everton Lopes por 21 a 8, ganhando a medalha de ouro na categoria ligeiro (até 60 kg). O bronze foi para o argentino Luis Rueda e para o porto-riquenho Jose Pedraza Gonzales.

Já na decisão da categoria galo (até 54 kg), a medalha de ouro foi para o mexicano Carlos Cuadras Quiroa, que venceu o dominicano Cláudio Marrero por 15 a 11. Com a medalha de bronze, ficaram James Dean Pereira (Brasil) e Clive Atwell (Guiana).

O americano Luis Yanez levou a medalha de ouro na categoria super-mosca (até 48 kg) no boxe. A prata ficou com o venezuelano Kevin Betancourt. O dominicano Wilton Mendez e o porto-riquenho Carlos Ortiz Orti ganharam o bronze.

Na categoria meio-pesado (até 81kg) aconteceu o primeiro nocaute das finais do boxe no RIO 2007. O colombiano Eleider Alvarez derrubou o cubano Yuciel Napoles no terceiro round e ficou com o ouro. O bronze foi para o americano Cristopher Downs e para o equatoriano Julio Castillo.