PC Gusmão é contratado pelo Marítimo e será técnico na 1ª divisão de Portugal

Enquanto técnicos argentinos como Diego Simeone e Maurício Pochettino fazem sucesso no futebol europeu, os brasileiros ainda têm pouco mercado no Velho Continente. Uma porta, porém, foi aberta nesta quarta-feira, quando o Marítimo, de Portugal, anunciou a contratação de Paulo César Gusmão, o PC Gusmão.

Na temporada passada, só um brasileiro trabalhou nas principais ligas europeias no ano passado: Fabiano Soares Pessoa, de 49 anos, técnico do Estoril, equipe que pertence a empresários brasileiros. Fabiano fez carreira em clubes pequenos da Espanha e nunca trabalhou como técnico no Brasil.

PC Gusmão fez seu último trabalho no Brasil no Joinville, comandando a equipe no segundo semestre do ano passado, durante o Brasileirão. Demitido em fevereiro, estava desempregado. Ao longo da carreira, o treinador trabalhou no Ceará, Cruzeiro, Vasco, Atlético-GO, Sport e Vitória, além de uma rápida passagem pelo Catar.

Já o Marítimo é um clube da Ilha da Madeira, arquipélago no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa. Na temporada passada, foi 13.º colocado no Campeonato Português, perdendo pela segunda vez seguida a final da Copa da Liga para o Benfica.

Voltar ao topo