Paysandu perde, mas sobe à Série B após seis anos

Depois de seis anos na Série C, o Paysandu garantiu hoje, em Macaé, o retorno à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Mesmo perdendo por 3 a 2 para o time da casa, pelas quartas de final, se classificou porque havia vencido por 2 a 0 no Pará.

Os quatro semifinalistas da terceira divisão vão para a Série B de 2013. A catarinense Chapecoense, que eliminou o mato-grossense Luverdense, e o cearense Icasa, que superou o fluminense Duque de Caxias, já haviam avançado.

O clube paraense disputou a Série A pela última vez em 2005. Joga a terceira divisão desde 2007. No caminho para o título, agora, enfrenta o Icasa.

No domingo, será conhecido o último classificado. Fortaleza e Oeste, que empataram por 1 a 1 em Itápolis, se reencontram na capital cearense. Os 13,5 mil ingressos foram vendidos mais de uma semana antes.

A repetição do resultado provoca uma disputa de pênaltis. Empate a partir de dois gols classifica o clube paulista.

Subirão à Série C da próxima temporada o campeão invicto Sampaio Corrêa, do Maranhão –empurrado por média de público superior a 35 mil espectadores em casa no mata-mata–, o vice Crac, de Goiás, o Mogi Mirim, de São Paulo, e o Baraúnas, do Rio Grande do Norte.