A russa Anastasia Pavlyuchenkova conquistou neste domingo o Torneio de Monterrey, no México, e confirmou que costuma se dar bem por lá. Ela venceu a alemã Angelique Kerber por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/4, e levantou o troféu da competição pela terceira vez, em três vezes que a disputou.

Pavlyuchenkova havia faturado o título em Monterrey em 2010, quando bateu Daniela Hantuchova na final, e 2011, quando passou por Jelena Jankovic. Esta foi a quarta conquista da russa em torneios de simples do circuito profissional – ela tem outras três em torneios de duplas.

A tenista número 26 do mundo precisou superar o favoritismo de Kerber, cabeça de chave número 1 do torneio, para vencer neste domingo. Este foi apenas o segundo confronto entre elas no circuito profissional. No primeiro, também neste ano, Pavlyuchenkova já havia levado a melhor, em Brisbane.

Apesar da vitória, quem começou melhor foi Kerber, que aproveitou os erros da adversária para fechar o primeiro set. Pavlyuchenkova tinha problemas no seu saque, cometeu 13 duplas faltas, mas ainda assim conseguiu reagir e, depois de quebrar o serviço da adversária cinco vezes, levou a melhor.