Patrick McEnroe anunciou nesta segunda-feira a sua renúncia ao posto de capitão dos Estados Unidos da Copa Davis de tênis, depois de quase uma década à frente do país e um título obtido na competição neste período.

McEnroe avisou que irá dirigir a equipe norte-americana na Davis pela última vez contra a Colômbia, no confronto entre os dois países a partir do próximo dia 17, quando estará em jogo um lugar no Grupo Mundial da competição.

“É uma decisão que sinto que é melhor tanto para a equipe como para mim”, disse o capitão, que em seguida ressaltou que agora se concentrará completamente nos programas de desenvolvimento de tenistas promovido pela Associação de Tênis dos Estados Unidos (USTA, na sigla em inglês).

O irmão mais novo de John McEnroe, ganhador de sete títulos de Grand Slam, assumiu o comando do time norte-americano na Davis em 2001 e conduziu o país ao título da competição em 2007, naquela que foi a primeira conquista dos Estados Unidos no torneio desde 1995.

Contra os colombianos, os norte-americanos disputarão pela primeira vez, desde 2005, uma repescagem para retornar ao Grupo Mundial da Davis.