O Atlético entra em campo neste domingo (24), a partir das 18h30, na Arena da Baixada com a missão de não só vencer por vencer o Bahia. A partida se torna muito mais importante porque põe à prova todo o trabalho feito até agora pelo técnico Doriva (em sete jogos, foram três vitórias, três derrotas e um empate). O time não tem apresentado um futebol melhor do que apresentava sob o comando de Leandro Ávila, embora os resultados mantenham o Furacão entre as dez melhores equipes do Brasileirão.

continua após a publicidade

Para o comentarista da Tribuna 98, Guilherme de Paula, o time precisa evoluir muito mais para chegar ao nível esperado de regularidade. “Os resultados até agora são melhores que o rendimento. Aliás, faz tempo. Em sete jogos, o time do Doriva jogou bem apenas em 30 minutos contra o Santos. Só”, afirmou. Para o comentarista o jogo não é decisivo para começar a discutir o futuro do treinador. “Não põe à prova, mas com certeza o resultado pesará muito mais do que o jogo contra o Fluminense, Santos ou Sport. Independente do rendimento, o resultado vai pesar”, completou.

Defesa precisa de ajustes

Muito desse momento instável passa pelo desempenho da defesa. O Paraná Online já trouxe vários dados e informações sobre as atuações dos zagueiros da equipe atleticana, bem como os números que o setor apresenta. Hoje, por exemplo, é a segunda defesa mais vazada (sofreu 22 gols) e perde apenas para o lanterna Palmeiras (23 gols sofridos). O time segue à busca por um reforço para o setor e o próprio treinador admite que precisa conversar habitualmente com os seus zagueiros.

continua após a publicidade

Em entrevista cedida ao GloboEsporte.com, o técnico confirma a preocupação com o desempenho da zaga. Para ele o time tem cometido alguns erros que passam pela falta de maturidade dos zagueiros. “São jovens e vão amadurecer. A gente sabe que existe um preço a ser pago por conta do amadurecimento, mas a gente sabe que é a maneira do Atlético de trabalhar”, disse Doriva.

Para ele, quando se acelera o processo de maturação do jogador, paga-se o preço por isso. “Eles têm tudo para serem grandes jogadores, mas quando você acelera o processo de amadurecimento, ele ocorre nas partidas. Temos tentado minimizar os erros com trabalho e conversas. Os erros têm acontecido, mas conversamos e os orientamos para que a gente minimize os erros para que a gente possa ter uma defesa mais consistente”, completou.

continua após a publicidade

Para o jogo contra o Bahia, o time terá uma modificação justamente no setor defensivo. No jogo passado Dráusio substituiu Cleberson, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Neste domingo quem fica de fora, também por suspensão, é Léo Pereira. A mudança forçada por essa suspensão vai formar a zaga ideal entre as opções à disposição de Doriva -, com Dráusio e Cleberson.

Embora existisse a perspectiva de alguma alteração desde o jogo contra o Sport, Doriva deve manter o mesmo time. O treinador reforça a confiança no grupo como um todo, sem privilegiar nenhum jogador. “Vamos seguir uma linha de manter (o time). Acho que estamos evoluindo como equipe e a gente não avalia a performance individualizada. Avalia o contexto geral. E a equipe tem progredido. Os atletas escolhidos para jogar não são mais importantes do que aqueles que estão prontos para entrar no jogo”, disse.