Parreira só escala três do time pentacampeão

Com Luís Fabiano no ataque e apenas três titulares da equipe pentacampeã mundial -Lúcio, Kléberson e Ronaldinho Gaúcho -, o Brasil disputa hoje o quarto amistoso do ano sob comando de Carlos Alberto Parreira. Vai enfrentar a Nigéria, na cidade de Abuja, a partir das 14h30. O time nunca atuou junto e fez apenas um treino, de 30 minutos, o que aumenta a possibilidade de um novo fracasso.

Nos outros jogos da temporada, perdeu para Portugal e empatou com China e México. O técnico vai levar a campo o trio Kléber, Ricardinho e Gil, com quem trabalhou no Corinthians em 2002. “Não havia no futebol mundial, ano passado, três canhotos num mesmo time com mais potencial que eles”, afirmou Parreira, após anunciar a equipe. O amistoso faz parte da preparação visando à Copa das Confederações, na França. O Brasil estréia na competição dia 19, contra Camarões. Depois, enfrenta Estados Unidos e Turquia, pela primeira fase.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) minimizou a importância do torneio e deu sinal verde a Parreira para deixar fora da relação de convocados os principais jogadores da seleção como Ronaldo, Rivaldo, Cafu e Roberto Carlos.

O técnico também evitou chamar os atletas do Santos, em atividade na reta final da Taça Libertadores da América. De acordo com Parreira, o amistoso de amanhã e a Copa das Confederações servirão de laboratório para as eliminatórias do Mundial de 2003, cuja estréia do Brasil está prevista para setembro, com a Colômbia.

Seleção de cara nova enfrenta hoje a Nigéria

A seleção brasileira já está escalada para o amistoso de hoje com a Nigéria, às 14h45m (hora de Brasília), no Abuja National Stadium, em Abuja, capital nigeriana. Parreira aproveitou uma jogada que já tinha pronta nos seus tempos de Corinthians (Cléber, Ricardinho e Gil) e definiu o time com Dida, Belletti, Juan, Lúcio, Kléber, Emerson, Kléberson, Ricardinho, Gil, Luis Fabiano e Ronaldinho.

Na tarde de ontem, Carlos Alberto Parreira comandou o único treinamento da equipe brasileira em terras nigerianas. Durante os 45 minutos de treino o técnico trabalhou posso de bola e parte tática da equipe.

A seleção brasileira desembarcou na noite de segunda-feira em Abuja após mais de 20 horas de viagem. Os 18 jogadores que viajaram dirigiram-se direto para seus quartos para um esperado descanso.

O goleiro Fábio, do Vasco da Gama, viajou segunda-feira e se apresentaria ao técnico Parreira na noite de ontem. Os jogadores convocados de Cruzeiro (Alex, Edu Dracena e Maurinho) e Flamengo (Júlio César) viajam apenas na quinta-feira, após a partida final da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, dia 11.

Após o amistoso o Brasil segue para a França, onde disputa a Copa das Confederações. Na competição a seleção brasileira está no grupo B, ao lado de Estados Unidos, Camarões e Turquia. No grupo A estão França, Colômbia, Japão e Nova Zelândia.

Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam a semifinais, no dia 26. A final será no Estádio Saint Denis, às 21h, do dia 29.

Voltar ao topo