Parreira ressuscita meia Eduardo Costa na seleção

O técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, surpreendeu ontem, ao convocar os jogadores que atuam no exterior e que participarão da Copa das Confederações, torneio que será disputado entre os dias 18 e 29 de junho, na França.

Como era esperado, o treinador deixou de fora muitos dos pentacampeões – como Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos – mas surpreendeu ao chamar jogadores que não freqüentavam nenhuma lista de eventuais convocados, como o volante Eduardo Costa (Bordeaux) e o lateral e meia Fábio Aurélio (Valencia).

A lista de Parreira tem Adriano (Parma), Belletti (Villareal), Dida (Milan), Eduardo Costa (Bordeaux), Emerson (Roma), Fábio Aurélio (Valencia), Juan (Bayer Leverkusen), Lúcio (Bayer Leverkusen), Ronaldinho Gaúcho (PSG), Roque Júnior (Milan) e Zé Roberto ( Bayer Munique).

A lista de convocados será completada na próxima terça-feira, dia 3 de junho, quando Parreira vai chamar os atletas que atuam no Brasil.

Nigéria

A CBF confirmou ontem o amistoso da seleção brasileira contra a Nigéria no dia 11 de junho. A partida será realizada em Abuja – a capital do país africano – e servirá de preparação para a Copa das Confederações. Nesta competição, o Brasil integra o Grupo B, ao lado de Estados Unidos, Camarões e Turquia. No grupo A estão França, Colômbia, Japão e Nova Zelândia.

O Brasil estréia no dia 19, contra Camarões. Dois dias depois enfrenta os Estados Unidos e encerra sua participação na primeira fase contra a Turquia, no dia 23. Os dois primeiros colocados de cada grupo disputam as semifinais no dia 26. A final está marcada para o dia 29.

Parreira alerta “figurões”

Alerta amarelo para os ?figurões? da seleção brasileira. Eles foram poupados da convocação para a Copa das Confederações, gozam ainda de muito prestígio com o técnico Carlos Alberto Parreira, mas não podem ser considerados donos da posição. Foi o que deixou escapar o próprio treinador. “A renovação do futebol brasileiro é muito grande. E entre os jogadores é comum o sentimento de que quem dá uma chance, pode perder a vaga”, disse Parreira.

Ele deixou fora Ronaldo, Roberto Carlos, Rivaldo, Cafu e Gilberto Silva, titulares da seleção no Mundial de 2002. Os dois primeiros têm compromissos com o Real Madrid até 22 de junho e só poderiam se integrar à seleção após a segunda rodada da copa. De qualquer maneira, seriam dispensados para descansar. Critério utilizado para a não-convocação de Cafu, Rivaldo e Gilberto Silva. O zagueiro Edmilson, contundido, também desfalcará a equipe. “Ninguém pode afirmar quem vai ao Mundial de 2006. Ao longo de dois anos e meio ninguém sabe o que pode acontecer”, disse Parreira.

Ele, no entanto, afirmou que conta com esses atletas para o início das eliminatórias. O técnico chamou nesta terça-feira 11 jogadores que atuam no exterior. Na terça-feira, completará a lista com outros 12 nomes. O lateral-esquerdo Fábio Aurélio, do Valencia, e o meia Eduardo Costa, do Bordeaux, compõem a relação. Fábio esteve na Olimpíada de Sydney e Eduardo jogou nas últimas eliminatórias.

Do time campeão do mundo, Ronaldinho Gaúcho, Lúcio, Roque Júnior, Belletti e Dida foram lembrados.

Voltar ao topo