Rio – A zaga é o primeiro setor da seleção brasileira definido para a Copa do Mundo de 2006. Com a convocação de Juan, Roque Júnior, Lúcio e Luisão para os jogos com Bolívia, dia 9 de outubro, em La Paz, e Venezuela, dia 12 de outubro, em Belém, não resta mais dúvida de que esse é o quarteto escolhido pelo técnico Carlos Alberto Parreira. Ao todo, ele chamou 26 atletas para as duas partidas finais do Brasil nas eliminatórias e pretende promover um ?vestibular? para concluir a lista da Copa da Alemanha.

continua após a publicidade

Dos 26 anunciados ontem, em entrevista de Parreira no Rio, 19 têm vaga assegurada no Mundial. As duas partidas servirão de prova final para os demais e vão determinar, desde que não haja imprevisto, o grupo que se apresentará em maio para o início dos treinos visando a competição na Alemanha.

Assim, oito jogadores disputam as quatro vagas restantes da seleção. No gol, Marcos não foi convocado por estar na reserva de Sérgio, no Palmeiras, e por causa do período em que ficou sem atuar, devido a uma contusão. Dida, Júlio César (Inter) e Gomes (PSV) foram incluídos na lista. Os dois primeiros estão confirmadíssimos na equipe do mundial. A outra vaga ficará entre Marcos e Gomes.

Parreira pretende montar dois times nos dois jogos, o que só valorizaria suas observações para tirar as últimas conclusões. Por isso, a lista de 26 atletas. O lateral-esquerdo Gilberto terá uma nova oportunidade. Ele disputa, em desvantagem, a reserva de Roberto Carlos com Gustavo Nery. Os três vão estar juntos nos treinos em Teresópolis, a partir do dia 5, em companhia dos laterais-direitos Cafu e Cicinho – este é outro nome que consolidou sua ida à Alemanha.

continua após a publicidade

A disputa por vagas do meio para a frente é mais acirrada. Alex, Júlio Baptista, Ricardinho e Ricardo Oliveira são os que estão na briga por mais dois lugares no time que tentará o hexacampeonato mundial.

Ricardinho, do Santos, está um pouco à frente da concorrência. Os quatro certamente vão atuar pelo menos uma parte dos confrontos com Bolívia e Venezuela. Entre os outros convocados para o meio e já certos no mundial estão Emerson, Gilberto Silva, Juninho Pernambucano, Renato, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho. No ataque, Ronaldo, Robinho e Adriano são unanimidades.

continua após a publicidade

Bem-humorado e ao lado do coordenador-técnico Zagallo, que ainda se recupera de uma cirurgia, Parreira deu uma pista de que já decidiu qual será o ?quarteto mágico? titular da seleção: Adriano, os dois Ronaldos e Kaká. ?O Robinho está pronto para ser usado como se fosse quase um 12.º jogador. Mas não estou afirmando nada. Falta muito tempo para a Copa e não tenho pressa.?