Rio (AG) – Mais marcante que o anúncio dos 22 jogadores para os jogos do Brasil contra o Peru, dia 27, em Goiânia, e Uruguai, dia 30, em Montevidéu, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, foi a efetivação do craque Robinho na elite do futebol brasileiro feita pelo técnico Carlos Alberto Parreira, na CBF, quando do anúncio da convocação.

Será a primeira participação de Robinho num jogo das eliminatórias. E, com emoção, Parreira revelou entusiasmado:

? E quem está entre os 22 jogadores da seleção brasileira, está mais perto de ficar entre os 11.

Mas Parreira fez questão de analisar a evolução do craque do Santos, de forma detalhada. ? São quatro anos desde que ele chegou a ser cogitado para a seleção brasileira, a ser considerado talento, a ser falado pela mídia brasileira e internacional. E neste tempo, o Robinho só tem crescido.

E continuou: ? A gente sempre admirou o talento do Robinho, suas qualidades, mas as próprias seleções amadoras mostraram anteriormente que ele não estava preparado ainda para entrar e jogar na seleção brasileira principal naquele momento, ainda mais numa eliminatória.

Para o técnico, os méritos são todos de Robinho.

? O tempo passou, Robinho cresceu como figura humana, como jogador, como profissional e ele hoje conquistou por merecimento e pelo trabalho dele um espaço na seleção na brasileira.

Houve um momento, em que Zagallo foi perguntado se o início de carreira de Robinho poderia ser comparado com o de Pelé.

? Robinho é um bom jogador, mas não pode ser comparado a Pelé em nenhuma fase de sua carreira.

O técnico não tem dúvidas em afirmar que as eliminatórias chegaram a um momento decisivo para as seleções mal colocadas.

? A competição vai entrar num momento de definição.

Um assunto que Parreira considera da maior importância é a preparação psicológica dos jogadores para estas duas próximas partidas.

? Eu não tenho problema de qualidade técnica, de problema de criatividade, de organização ou de falta de bons jogadores. Nesses jogos da Liga dos Campeões, pudemos ver que nossos jogadores atravessam um bom momento. Ronaldo, que tem sido contestado, tem sido o destaque do Real Madrid e vai aprimorar sua forma ainda mais.

Porém, Parreira diz que é essencial que os jogadores incorporem esse espírito de decisão.