Parreira diz que Gilberto é o novo Mauro Silva

O técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, se mostrou otimista quanto a sua reestréia na equipe, no empate sem gols, contra a China, ao desembarcar ontem no Aeroporto Internacional Tom Jobim. O treinador recebeu bem as críticas feitas ao mal desempenho da equipe, mas voltou a usar como justificativa o cansaço e a falta de treinos. Ressaltou a possibilidade de fazer observações sobre os jogadores.

O volante Gilberto Silva, do Arsenal, por exemplo, foi eleito por Parreira o novo “Mauro Silva” (La Coruña). Durante a campanha do tetracampeonato, em 1994, o jogador do time espanhol foi um dos principais homens de confiança do treinador.

“É sempre bom receber elogios. Ele (Parreira) me pediu para fazer a cobertura dos zagueiros, já que agora só atuamos com dois marcadores. Lógico que não vou ficar preso e também terei liberdade para sair quando perceber uma oportunidade”, contou, por telefone, Gilberto Silva. “Não atuo nesta função há muito tempo, mas não senti dificuldades. Procurei fazer o melhor.”

Outros que ganharam elogios de Parreira foram os zagueiros Anderson Polga, do Grêmio, e Luisão, do Cruzeiro. De acordo com o treinador, se ambos não tivessem tido uma boa atuação, a seleção teria perdido o amistoso. Ele lembrou, por exemplo, que os dois atletas chegaram à China somente no final da tarde de terça-feira e, mesmo assim, conseguiram ter uma boa atuação.

Parreira ainda destacou o desempenho do meia Zé Roberto, do Real Madrid, com quem teve a oportunidade de trabalhar pela primeira vez. Afirmou que o jogador cumpriu seu papel de “encostar” nos atacantes.

Contra Portugal, Parreira assegurou que vai manter a base dos convocados para o amistoso contra a China. Frisou que espera um desempenho melhor da seleção, porque os portugueses irão dar mais espaços para os jogadores brasileiros. Sobre o técnico de Portugal, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, uma brincadeira: “Torço para que ele se saia bem, mas depois da partida contra o Brasil”, divertiu-se. A convocação do atletas que atuam por clubes estrangeiros, para o amistoso do dia 29, a ser realizado na cidade do Porto, está prevista para o dia 11 de março.

Voltar ao topo