Pela primeira vez na história, o Futebol de 5 (para cegos) estará entre as modalidades disputadas em uma Paraolimpíada. E o Brasil não poderia ficar de fora, já que ele também é um dos favoritos nesta categoria. Os treinamentos da equipe convocada estão a todo vapor e parte desta pré-seleção está em Buenos Aires, onde vai disputar a Copa da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), até o dia 20 de abril.

Entre os 18 atletas do grupo, 10 foram convocados para a copa. Isso não significa que a seleção brasileira já esteja definida. Os oito jogadores que não foram à capital argentina, seguem treinando, tendo como referência os preceitos determinados pelos resultados das avaliações a que foram submetidos, em fevereiro deste ano, pela comissão de avaliação técnica do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

“Os nossos 18 atletas continuam em regime fechado de preparação. Todos no grupo têm condições de integrar uma seleção final que chegará em Atenas como uma das favoritas”, afirma Antônio de Pádua, técnico da equipe. A delegação será chefiada por José Júlio Gavião, diretor-técnico da Associação Brasileira de Desportos para Cegos-ABDC e coordenada por Mário Sérgio Pontes. Integra a delegação ainda o auxiliar-técnico, Roderley Ferreira.

continua após a publicidade

continua após a publicidade