Paranaventura abre a temporada com vitória

Sem a presença de sua grande oponente, Oskalunga/Brasil Telecom, que não viajou para o Norte do Paraná em função de contusão de um de seus integrantes, a equipe curitibana Paranaventura Cia de Aventura/Financeira Renault foi o grande destaque da primeira etapa do Circuito Paranaense de Corridas de Aventura, em prova encerrada no início da manhã deste Domingo de Páscoa, ao cruzar a linha de chegada, no Zerão, em Londrina, depois de 20h58min de muito esforço em 150 quilômetros de desafios.

Quase três horas depois, os paulistas da Selva completaram o percurso, mas foram bonificados em duas horas por terem sido os únicos a cumprir o portage no Rio Tibagi, com isso seu tempo final foi de 21h18.

O terceiro lugar ficou com a equipe curitibana Sasquatch, que alcançou a linha de chegada depois de 27h01min. Apenas estes três times completaram a prova na categoria expedição. Dos 17 times que largaram, apenas mais cinco completaram o percurso, porém sem a formação original da largada. Num suposto quarto lugar, Ecofag/Cascavel e Terra Preservada (Curitiba), e logo depois outros três times completaram o desafio: Los Lacraia, Caramuru Roncador/São José dos Pinhais e Jamur Bikes.

Orientação exigente

Recheada de “armadilhas” na orientação, a etapa Pé Vermelho, que abriu a disputa do circuito paranaense como mote da campanha do governo do Paraná para incentivar o turismo em áreas naturais, foi bastante exigente. Com 17 times largando na categoria expedição, apenas três completaram o percurso em sua integralidade e sua formação original. A maioria foi cortada da competição entre o Posto de Controle 3 e 4.

“A maior parte dos cortes foi entre o Vianna e o Bairro Italiano, em Tamarana. Problemas de orientação obrigaram os competidores a deixar a prova, pois muitos se perderam. Teve gente ainda, que ficou mais de oito horas no Rio Tibagi”, contou o organizador do evento, Julio Cesar Camargo, da Extrema Aventura.

O Circuito Paranaense segue agora para o Litoral, onde no mês de julho (nos dias 24 e 25) acontece a chamada etapa Lagamar.

O Circuito Paranaense de Corridas de Aventura é uma realização do Governo do Paraná e Londrina Conventions & Visitours Bureau, com apoios da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Paraná Turismo, Paraná Esporte. A etapa de abertura conta com a colaboração das prefeituras municipais de Faxinal, Mauá da Serra, Tamarana e Londrina e do Cristal Palace Hotel.

Voltar ao topo