A maior fase final na história dos Jogos da Juventude do Paraná será neste ano, em sua 21.ª Edição, de 14 a 22 de setembro, em Paranavaí. Estarão competindo 9 mil atletas, quase o dobro do número de participantes na final do ano passado. Com os dirigentes, técnicos, professores, árbitros e organizadores, o número chega a 12 mil pessoas. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (14), às 20 horas, no Estádio Waldomiro Wagner.

Esses atletas, com idade até 17 anos, formam 636 equipes, representando 104 municípios, e vão disputar 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Com exceção do futebol, só para homens, e da ginástica, apenas para mulheres, as demais modalidades serão disputadas no masculino e no feminino.

?Algumas modificações no regulamento e, principalmente, pela decisão de o Governo do Estado patrocinar 100% da alimentação contribuíram para este aumento no número departicipantes?, comemora o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde. ?Em 2003 o governador Roberto Requião já passou a subsidiar 50% do custo da alimentação às delegações?, lembrou.

Para Lester Pinheiro, diretor da Paraná Esporte, essas alterações foram importantes, mas um terceiro fator está sendo fundamental para o crescimento dos Jogos da Juventude nos últimos anos: a retomada dos Jogos Colegiais pelo Governo Roberto Requião. ?Os municípios estão encontrando mais facilidade para a formação de suas seleções. Os Jogos Colegiais proporcionam a revelação de atletas?, constata Lester. Na fase regional, disputada em oito cidades e com cinco modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei), participaram mais de 10 mil pessoas, um número 40% maior que no ano passado.

Entre as mudanças no regulamento para este ano, estão o maior número de inscrições em algumas modalidades, como futebol e xadrez, e a possibilidade de inclusão de atletas convidados já na fase regional, até o limite de quatro na final, nas modalidades coletivas. Nas individuais, bem como no vôlei de praia, o convite foi de no máximo um atleta de outro município.

Os Jogos da Juventude são disputados em duas divisões. As equipes da Divisão B, nas modalidades coletivas, foram as vencedoras na fase regional: oito campeãs, cinco vice e duas ou três terceiras colocadas. As da Divisão A disputam direto a fase final, assim como os atletas das modalidades individuais, incluindo o vôlei de praia. A grande novidade este ano é a inclusão do taekwondo na fase final. Sempre é dado ao município-sede da final o direito de indicar uma modalidade opcional, e Paranavaí incluiu esse tipo de luta.