Paranaguá em ritmo de aventura

Cem competidores, distribuídos em 26 equipes, iniciam às 8h de hoje um desafio inédito em Paranaguá. Como parte do programa de comemoração dos 355 anos de fundação da cidade, os atletas disputam a 3.ª etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura.

Quartetos e duplas, vão tentar vencer, no menor tempo possível, os 65 km de percurso, distribuídos em seis modalidades de esportes praticados junto à natureza: mountain bike, trekking, caminhada por leito de rios (cannyonering), canoagem, orientação e natação.

O desafio começa com estilo. Serão 22 km de remadas sobre caiaques duplos e simples entre o Rio Itiberê e o Rio Ribeirão, passando pela baía de Paranaguá, onde haverá um curto trecho de natação. Já no Rio Toral, no Porto Público de Alexandra, os atletas vão chegar à área de transição para o trekking.

A caminhada vai mostrar aos competidores o Circuito das Colônias, passando pela Colônia Taunay, Morro Inglês e Colônia Santa Cruz, local onde se desenvolve o turismo rural da região. Neste ponto da prova, eles terão que vencer subidas íngremes e descidas perigosas.

Do trekking, eles partem de bike, na modalidade que será a mais rápida da etapa, rumo a uma reserva da biológica. Seguindo por duas grandes retas, incluindo no roteiro a PR-407, o destino será a Floresta Estadual do Palmito. Neste ponto, eles voltam a remar, para a fase final da prova, saindo pelo rio Guaraguaçu, vão novamente encontrar o Rio Itiberê e alcançar o ponto de chegada, novamente ao lado do Palco Tutóia, no centro histórico de Paranaguá, onde acontecerá, às 22h, a cerimônia de premiação.

Voltar ao topo