Paranaguá, 355 anos com esporte

Para comemorar o aniversário da cidade de Paranaguá, que hoje completa 355 anos de fundação (município mais antigo do Paraná), a Fundesportes de Paranaguá – autarquia responsável pelo esporte no município -, transformou o último fim de semana do parnanguara, numa festa recheada de competições esportivas.

Os eventos começaram no sábado, com a disputa da terceira etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura; o início do Circuito Paranaense de Vôlei de Praia, a temporada paranaense de vôlei de praia e a quarta etapa do Campeonato Paranaense de Remo.

“Com atividades esportivas, brindamos a população com eventos de grande porte, para festejar o aniversário da nossa cidade”, afirmou o presidente da Fundesportes, Marcos Roque, que revelou ter colocado toda a estrutura da autarquia a disposição da organização das competições do fim de semana.

Abrindo as comemorações do aniversário da cidade, foi a disputa da terceira etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura (leia texto abaixo). Mas a proximidade com o público foi garantido com a disputa da quarta etapa do Paranaense de Remo, que reuniu 28 competidores, que disputaram as 14 categorias olímpicas da modalidade. A vitória na etapa ficou para o Clube Iguaçu, de Curitiba, que conquistou seu quarto triunfo consecutivo no certame, vencendo doze provas. O segundo lugar na quarta etapa coube ao Clube Santa Rita, seguido da Escolinha de Remo, com os integrantes do Projeto Navegar chegando na quarta posição. A próxima etapa do circuito volta a ser disputada no Rio Itiberê, em Paranaguá, e será disputada dia 7 de setembro.

O vôlei de praia, reuniu um total de 40 duplas masculinas e femininas, e a disputa se deu em dupla eliminatória. No feminino foram 8 duplas e o título ficou com a dupla maringaense foramada por Dirce/Rose, que superou na final as conterrâneas Andressa/Lorraine, por dois sets a zero (18/12 e 18/10). Mas as anfitriãs não saíram de mãos abanando. A dupla formada por Agatha/Bruna, venceu outra dupla de Paranaguá, Shirley/Kelen, por 2 a 0 (18/10 e 18/03).

No masculino, só deu Curitiba entre as 32 duplas inscritas. Nunes/Roberto levantou a taça com vitória de 2 a 1 sobre Marcelo/Rafael, parciais de 18/13, 16/18 e 15/12. Clésio/Luciano bateram por 2 a 0 Anatolio/Ângelo (18/13 e 18/09), na decisão do terceiro lugar.

Moicanos lidera com folga

Uma prova rápida, muito disputada e extremamente técnica. Este foi o resumo da terceira etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura, disputada no sábado, em Paranaguá. A competição, que marcou a abertura das comemorações dos 355 anos de fundação do município, teve um percurso de 65km e foi vencida pela equipe Moicanos, que completou a prova 8h13min depois de largar. O quarteto de Foz do Iguaçu, que liderava o ranking depois de dois segundos lugares (20 pontos), conquistou a primeira vitória em 2003, e abriu boa vantagem sobre a vice-líder Paranaventura Cia de Aventura, de Curitiba, que chegou em terceiro, prejudicada pela ausência de seu navegador titular.

A vice-líder completou o percurso lado a lado com a Paranaventura Cachorro Loco, cruzando a linha de chegada 46min depois da líder. O segundo lugar na prova ficou com os catarinenses da Moleques do Sul/Sul Brasilis (8h20min), que usou uma estratégia diferente na largada e liderou boa parte da corrida, só perdendo a liderança depois da metade do percurso. Somente a velocidade da Moicanos foi capaz de superar a Sul Brasilis.

Depois da 3.ª etapa, a vantagem da Moicanos sobre a Paranaventura Cia de Aventura, que era de quatro pontos, subiu para onze: 35 do time de Foz contra 24 dos curitibanos.

Voltar ao topo