Paranaenses brilham nas trilhas do rali

Enquanto um número grande de ?competidores de final de semana? disputam as provas do Mitsubishi Outdoor e da Copa Troller, os profissionais lutam por títulos. Nas duas categorias, os favoritos são os já heptacampeões do Mitsubishi MotorSports Sudeste, Roque Veviurka e Alberto Minski Júnior, paranaenses que correm juntos há doze anos. Um ?casamento? temperado com camaradagem e uma dose de auto-ironia. Azar dos concorrentes, que sofrem com as traquinagens da dupla.

A convivência de tanto tempo (?Somos a dupla de rali mais antiga do Brasil?, garante o piloto Roque Veviurka) permite que algumas brincadeiras apareçam durante a conversa. ?O Alberto agora corre de capacete, para não receber os meus socos?, manda Veviurka. ?Eu tenho que ter paciência para suportar esse cara?, retruca o navegador Alberto Minski.

Os outros concorrentes sabem bem como é o estilo dos paranaenses. ?Uma dupla estava na nossa frente ano passado. Eram jovens gaúchos, que nunca tinham disputado o Mitsubishi MotorSports. E eles começaram bem, vencendo as provas. Começamos a botar pressão neles, dizendo que eles não iriam agüentar o tranco. Em uma prova, na hora da largada, jogamos mata-inseto no carro deles. Ganhamos a prova e o campeonato?, conta Minski, para gargalhadas do companheiro.

Mas é claro que não é apenas isso que fez da dupla a maior campeã da categoria. ?Acho que o nosso resumo é qualidade, esforço e trabalho?, diz Roque Veviurka. ?Para a gente abrir mão das nossas famílias, da nossa vida pessoal, tudo isso tem que valer a pena. Queremos sempre competir para chegar na frente?, afirma Mniski. ?Não nos dispersamos. Dois dias antes de cada prova, nós entramos em concentração para estudar o carro e a etapa?, completa o navegador.

Isso se refletiu nas últimas sete temporadas. E eles esperam que aconteça de novo em 2007. ?Ficamos horas e horas em cima do carro para encontrar algo que nos faça ganhar décimos de segundo. Buscamos a diferenciação técnica?, diz Roque Veviruka. ?Temos nossos objetivos, e gastamos tempo e trabalho para chegar neles?, finaliza Alberto Minski Júnior.

Troller

A Copa Troller, que passa por Curitiba neste final de semana, é a ?resposta?  da montadora brasileira de carros off-road às iniciativas da Mitsubishi. E deu certo – as provas têm média de 150 participantes. ?Para o automobilismo é ótimo, porque mostra força e garante sempre grande presença de carros?, afirma Roque Veviurka.

Voltar ao topo